Uma vitória que bateu recorde de votos elegendo também o mais novo presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM), para o biênio 2019/2020.
O prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT), foi aclamado presidente da FAMEM, em eleição realizada na manhã da quinta-feira (31), com a votação de 206 prefeitos, dos 213 aptos a votar.
Até no fim da tarde do dia anterior eram duas chapas candidatas a do atual presidente Cleomar Tema (PSB) e de Erlânio Xavier (PDT) presidente Igarapé Grande. Porém depois de uma reunião entre ambos, o secretário da Casa Civil e deputado reeleito Marcelo Tavares, o secretário de Comunicação e Articulação Política Márcio Jerry e o governador Flávio Dino, no Palácio dos Leões, foi acertado que a eleição seria em chapa única. Cleomar Tema ficaria como o presidente de Honra, e responsável pela interlocução em Brasília e Erlânio o presidente da FAMEM.
Tema atual presidente da FAMEM é prefeito do município de Tuntum pelo Partido Socialista Brasileiro. Esse já o seu terceiro mandato à frente da entidade. A prioridade da nova gestão será o municipalismo, com a instalação de dois escritórios, um em Brasília e outro na região tocantina. A ideia é tornar mais próximo a Famem dos prefeitos do sul do Estado.
“Nós hoje temos um líder no nosso estado, que é o governador Flávio Dino e, aí, atendendo ao seu chamado, sentamos e dialogamos para evitar discórdia na base do Governo, que tem tanto eu como Tema entre seus aliados”, disse Erlânio, destacando que para este entendimento pesou o objetivo comum de promover o fortalecimento dos municípios. ”O nosso compromisso é fazer uma grande gestão, junto com os prefeitos e prefeitas, dialogando e procurando melhorar ainda mais os municípios maranhenses”, afirmou o novo presidente na solenidade de posse, que aconteceu no final do dia, após a apuração dos votos.
Antes da posse, Erlânio Xavier e Cleomar Tema estiveram no Palácio dos Leões para comunicarem o resultado ao Governador, o grande responsável pela unidade entre os então adversários. Tema falou à imprensa; “Como já vinha fazendo, serei o elo entre a FAMEM e o Governo Federal na luta pelo municipalismo, minha principal bandeira desde que ingressei na política”, enfatizou Tema. E acrescentou que prevaleceu o entendimento, o consenso e a cordialidade.