Graças a um detector de metais, um homem encontrou uma pepita avaliada em R$ 280 mil na Austrália Ocidental, relata a BBC. Matt Cook, dono de uma loja local, determinou o peso da pedra preciosa em 1,4 quilo.
O sortudo não foi identificado, mas Cook conta que, segundo ele, a pepita foi encontra cerca de 45 centímetros abaixo do solo. “Ele entrou na minha loja e me mostrou a pepita na mão com um grande sorriso no rosto”, disse o dono da loja à BBC. “É apenas um pouco maior que um maço de cigarros, e a densidade era incrível, muito pesada.”
Embora cerca de três quartos do ouro extraído na Austrália seja produzido em torno da região de Kalgoorlie, onde o objeto em questão foi encontrado, normalmente o material é encontrado em porções bem menores.
“A maior parte do ouro encontrado está na categoria de menos de uma onça (20g), mas eles os encontram com bastante frequência”, afirmou o Prof. Sam Spearing, diretor da Escola de Minas da Austrália Ocidental na Curtin University, sobre mineradores amadores.