O candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, venceu a disputa no estado de Wisconsin, segundo projeção da CNN.
Um dos estados decisivos na reta final da apuração das eleições, Wisconsin é responsa´vel por 10 delegados no colégio eleleitoral. Com a vitória, Biden ampliou o número de delegados para 237, enquanto o presidente Donald Trump tem 213, segundo contagem da CNN.
A campanha de Trump anunciou que ingressou na Justiça com pedido de recontagem de votos de Wisconsin. “Tem havido relatos de irregularidades em vários condados de Wisconsin, que levantam sérias dúvidas sobre a validade dos resultados”, anunciou o chefe de campanha de Trump, Bill Stepien.
O sistema eleitoral dos EUA é assim: cada estado tem um número de delegados proporcional à população, sendo 538 delegados ao todo. A regra “Vencedor leva tudo” quer dizer que o candidato que obtiver mais da metade, ao menos 51% dos votos em um estado, recebe todos os votos eleitorais deste estado.
Devido à pandemia da Covid-19, as eleições de 2020 se destacam por um número muito grande de votos antecipados, que se aproxima de 100 milhões. Além disso, muitos votos foram enviados pelo correio, o que pode atrasar a apuração.