A data de ontem, sábado 17 de julho de 2021, foi marcante para cultura e produção literária da cidade de Magalhães de Almeida, que fica a 150km e Buriti-MA. A Academia Magalhense de Letras (ALMAG) solenidades de lançamento de livros, homenagem às famílias tradicionais que contribuíram para constituição da cidade de Magalhães de Almeida, titulação de membros correspondentes e posse de quatro novos membros titulares da ALMAG.
A solenidade matutina, dois livros de membros-fundadores da ALMAG foram lançados no auditório da SEMECTI, “Memórias do Pensamento”, escrito por José Ailton Silva costa, titular da cadeira nº 19, e “Punhado de Poesias”, escrito por Antônio de Sousa Portela, assentado na cadeira nº 08.
Logo em seguida foram entregues placas homenageando três famílias tradicionais – Romão, Gomes e Coelho – pioneiras na constituição do município e da sociedade de Magalhães de Almeida.
Também ocorreu o acolhimento e assinatura da ata por três membros correspondentes da ALMAG, são eles: Affonso Gomes da Silva, de Brasília/DF, Pedro de Sousa Portela, de Brejo/MA, e Franklin Bruno de Silva Barros, de Alto Alegre do Maranhão.
Pelo Estatuto da Academia Magalhense de Letras, os membros correspondentes são convidados por ofícios. Os mesmos não tomam posse nem são ocupantes de cadeiras, mas são titulados em ata especifica e receberá medalha oficial da Academia Magalhense de letras com descrição “Membro Correspondente”.
No início da noite, foi a solenidade de posse de quatro novos membros da ALMAG. Em uma solenidade realizada no auditório da SEMECTI, Maélio Cesar Freitas dos Santos, Antônio de Pádua Sousa, e Maria de Fátima Silva Sousa, eleitos por unanimidade, tomaram posse das cadeiras 25, 26, 27 e 28, respectivamente.
A cerimônia iniciou com a nomeação dos membros que conduziam os acadêmicos eleitos em suas cadeiras no auditório da Ordem. Após os seus respectivos discursos, os novos membros assinaram o termo de posse e receberam o colar e certificado de Acadêmico da Academia Magalhense de Letras (AMALG).
Todos os novos empossados se comprometeram em honrar a Academia por serem escolhidos e poder fazer participar da congregação de intelectuais das mais diversas áreas da sociedade magalhense.
Presidida por Prof. Gilberto Gomes, a solenidade foi prestigiada pelos Presidente e vice-presidente da Academia Buritiense de Artes, Letras e Ciências (ABALC), Aliandro Borges e Prof Lulu, respectivamente; pelo Presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares do Maranhão, Coronel Carlos Augusto Furtado Moreira; pelo Presidente da Academia Parnaibana de Letras, José Luiz de Carvalho; pelo representante do Poder Legislativo Municipal de Buriti dos Lopes (PI), Vereador José Luiz de Carvalho Júnior; pela vereadora magalhense Hélyca Lustosa; pelo Procurador de Justiça de Estado do Maranhão Teodoro Peres Neto; pela Advogada Luzia Lima Gomes, vinda da cidade de Chapadinha, com raízes familiares em Magalhães; pelo servidor federal Deusaniro Junior, buritiense lotado no STF; pelo Jurista e Procurador de Justiça do Estado do Maranhão Raimundo Marques; por Francisco Diassis Coelho, ex-presidente da Câmara Municipal de Magalhães; pelo Reverendo Pr. Melkes Júnior, Representante da Igreja Evangélica Assembleia de Deus; além de familiares e amigos dos novos integrantes da ALMAG.
MAIS IMAGENS DAS SOLENIDADES
Com informações Correio Buritiense
Continue acessando o blog EUDESFELIX.COM.BR e também pelo FACEBOOK