A população maranhense poderá opinar sobre as prioridades nas decisões da administração federal durante a Plenária Estadual do Plano Plurianual – PPA Participativo 2024-2027, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizada neste sábado (27), das 9h às 13h. Realizado de forma conjunta pelo Ministério do Planejamento e Orçamento e pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o evento tem apoio do Governo do Maranhão.
Durante o evento, será lançada a edição 2023 do Orçamento Participativo (OP). Neste sábado, estão confirmadas as presenças da ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), ministro Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), ministra Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública).
O governador Carlos Brandão será o anfitrião da plenária estadual. Os secretários de Estado Lília Raquel Souza (Direitos Humanos e Participação Popular) e Vinícius Ferro Castro (Planejamento de Orçamento) também estarão presentes.
O evento é aberto ao público e o credenciamento poderá ser realizado de forma prévia no site do Governo Federal (gov.br/ppaparticipativo) ou presencialmente, no Centro de Convenções da UFMA, a partir das 8h.
Às 9h30, haverá coletiva de imprensa com perguntas feitas por equipes previamente credenciadas. Para a cobertura, o credenciamento pode ser feito até às 20h desta sexta-feira (26) no link: https://docs.google.com/forms/
O PPA Participativo 2024-2027 está contando com plenárias nas capitais brasileiras para ampliar a participação da população no planejamento das prioridades do país para os próximos quatro anos. Até o dia 10 de julho estará ativa a plataforma Brasil Participativo, onde os integrantes das plenárias e os cidadãos em geral poderão eleger como prioritários três programas do Governo Federal, além de apresentar três propostas e votar em outras três.
Estão previstos ainda, até o final do processo de consulta, dois Fóruns Interconselhos nacionais – o primeiro foi realizado em Brasília nos dias 18 e 19 de abril.
Orçamento Participativo 2023
O Orçamento Participativo 2023, do Governo do Maranhão, é um estímulo à participação da população maranhense na construção do orçamento público estadual, possibilitando ao cidadão decidir as prioridades na aplicação e investimento do dinheiro público. É coordenado pelas secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e do Planejamento e Orçamento (SEPLAN), com o apoio do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC).
“Realizar o Orçamento Participativo é uma estratégia de governo para garantir a participação de cidadãos e cidadãs maranhenses nas decisões sobre como e em quais áreas serão investidos os recursos do Estado, contribuindo de forma democrática com a efetivação de políticas públicas. Para nós, é uma celebração da democracia e também uma forma de garantir transparência das ações do Governo do Maranhão”, afirmou a secretária de estado da Sedihpop, Lília Raquel Souza.
Desde o ano de 2015, quando foi criado, o OP realiza audiência públicas no território maranhense para fazer as escutas sobre quais são as prioridades indicadas pela população. Entre as ações já escolhidas pelos maranhenses nesses sete anos está: construção de pontes (infraestrutura), hospitais e maternidades, vias, praças, escolas (dentre estas, os IEMAS e escolas indígenas), centros de referência, núcleos da Defensoria Pública e diversos equipamentos públicos que proporcionam o acesso à educação, saúde, lazer, mobilidade, assistência e justiça, que estão a serviço da sociedade maranhense em diversas cidades do estado.
CONTINUE ACESSANDO O BLOG EUDESFELIX.COM.BR PELO FACEBOOK E INSTAGRAM