A secretária de Juventude e Mulher, Vivânia Gonçalves, esteve reunida ontem, 25, com o secretário Jhonatan Almada, da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e discutiu ações e projetos da pasta para a cidade de Matinha. O evento foi na sede da instituição, em São Luis.
Ela estava acompanhada do estudante de Jornalismo e representante da Coordenação Executiva do Fórum da Juventude de São João Batista, Jailson Mendes. Ela conseguiu a garantia do secretário para o desenvolvimento das ações do Governo do Estado para a Ciência e Tecnologia na cidade de Matinha e demais cidades da Baixada Maranhense.
Entre os projetos discutidos, estão a implantação de três cursos para a Juventude Matinhense já nos próximos meses, para beneficiar 120 jovens com idade de 15 a 29 anos, e a discussão de instalação programas como PreUni, Cidadão do Mundo e Tour Jovem.
Vivânia disse que a cidade já conta com a revisão do Enem gratuita do Governo do Estado, que é o Aulão do Enem, e com a adesão e seleção do Tour Jovem. “Considero importante a nossa visita ao secretário Jhonatan Almada, no sentido de garantir que a nossa juventude tenha mais possibilidades de desenvolvimento e esta tem sido uma marca do governo da prefeita Linielda de Eldo, que é de sempre garantir o diálogo e na defesa dos interesses da Juventude e da Mulher Matinhense”, disse.
A reunião serviu também para discutir a implantação dos cursos do IEMA em Matinha e também do andamento da instalação do pólo do instituto em São Vicente, que contemplará a cidade de Matinha, São João Batista e outras cidades. Sobre isso, o assessor de imprensa do Fórum da Juventude de São João Batista disse que o governo caminha no rumo certo. “Precisamos desse suporte do Governo do Estado e estamos conseguindo isso, pois nosso município é muito distante e hoje podemos ver que as ações estão sendo bem direcionadas a nossas cidades da Baixada e com a instalação do EIMA, poderemos dá mais oportunidades para a nossa juventude”, reiterou.
Segundo o secretário Jhonatan Almada, é fundamental estabelecer as relações entre municípios e Governo do Estado. “É importante receber os secretários municipais que fazem parte da nossa rede e juntos alinharmos ações que podem contribuir com o desenvolvimento do município. São programas que não têm muito custo, mas que trazem grandes impactos nesta área”, destacou.