• Notícia Geral
  • Login
  • globo.com
  • vídeo
  • gshow
  • globoesporte
  • G1
sexta-feira, 9 maio 2025
  • Home
  • Notícia Geral
  • Política
  • Policial
  • Esporte
  • Login
  • São Luís/MA – Porto do Itaqui se destaca na capacidade de atendimento de navios com nova operação de transferência de carga
No Result
View All Result
No Result
View All Result
Home Notícia Geral

São Luís/MA – Brandão participa da inauguração do Sesi Casarão da Indústria, novo centro cultural e tecnológico

Fatos dos Municípios Por Fatos dos Municípios
25/09/2023
in Notícia Geral
0
São Luís/MA – Brandão participa da inauguração do Sesi Casarão da Indústria, novo centro cultural e tecnológico

“Mais uma parceria que deu certo entre a iniciativa privada e o poder público”, comemorou o governador Carlos Brandão, durante a inauguração do mais novo cartão-postal de São Luís: o Sesi Casarão da Indústria. Localizado na Praça João Lisboa, 328, no coração do Centro Histórico.

O novo centro cultural e tecnológico da cidade foi entregue nesta sexta-feira (22). O espaço reúne em um só lugar tecnologia, educação, gastronomia e apropriação cultural. A iniciativa faz parte do programa Nosso Centro, coordenado pela Secretaria de Estado das Cidades e do Desenvolvimento Urbano (Secid).

Em seis de março de 2022, por meio do termo de adesão ao edital do programa Adote Um Casarão – uma das vertentes do Nosso Centro -, foi celebrado o contrato de concessão de uso do imóvel em questão, parceria firmada entre a Secid e o Serviço Social da Indústria no Maranhão (Sesi Maranhão).

Voltado para estimular a pesquisa e fomentar o desenvolvimento tecnológico nas áreas de educação, cultura e gastronomia, em equilíbrio com a preservação do patrimônio, utilizar soluções tecnológicas criativas e inovadoras é a missão do Sesi Casarão da Indústria, espaço que possui área total de 600 m².

“Do lado de fora temos São Luís antiga, aqui dentro nós temos a São Luís moderna, com tecnologia, com inovação. Aqui nós temos espaço para cultura, para lazer, um espaço gastronômico, um espaço para exposição de arte, um local para gente lembrar da nossa história e continuar avançando na tecnologia”, observou o governador. 

O Sesi Casarão da Indústria possui oito espaços: Trilha da Memória da Indústria, Espaço Versátil, Tempero Sesi, Sesi Cultura, Espaço Acolher, Sesi Robótica, Espaço Criar e Casarão dos Sabores. Os espaços propõem uma mescla de arte, cultura, design e recursos multimídia. 

“Isso aqui é um patrimônio da cidade, do estado, patrimônio mundial e o Sesi não poderia ficar de fora disso. O Sesi está inserido nesse processo, já que nós estamos aqui há mais de 50 anos contribuindo para essa cidade, para esse estado. Estamos mostrando muita tecnologia, trazendo para o atual o que aconteceu no passado e refletindo sobre o futuro”, afirmou Edilson Baldez, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

Novo cartão-postal

De acordo Diogo Lima, superintendente regional do Sesi no Maranhão, além de congregar elementos tecnológicos com a cultura local e a arte da gastronomia, o Sesi Casarão da Indústria também chega com o status de mais novo cartão-postal da cidade.

“Isso mostra o compromisso do Sistema Fiema com o resgate, com a ressignificação da interação das pessoas com o Centro Histórico. É um Patrimônio Mundial da Humanidade e nós precisamos repensar a forma como nós o ocupamos. Aqui vamos ter desde a gastronomia, até as artes plásticas. Um espaço que congrega todos os públicos, desde a criança até o idoso”, disse Diogo Lima.

Conheça os espaços

Espaço Trilha da Memória da Indústria – possibilita que a população conheça as contribuições da indústria maranhense para o desenvolvimento social, econômico e humano do estado. O uso de tecnologias como realidade virtual e outros recursos interativos conduzirão o visitante pelo museu da indústria.

Espaço Versátil – é um espaço de exposição que estará aberto aos artistas, criadores e produtores de diferentes linguagens.

Espaço Tempero Sesi – espaço de formação gastronômica onde serão ofertados cursos que valorizem a cozinha maranhense. As aulas serão realizadas com o objetivo de geração de renda aos participantes.

Espaço Sesi Cultura – é um teatro intimista destinado a espetáculos científicos, apresentações, mostras, festivais e eventos culturais em geral.

Espaço Acolher – laboratório onde profissionais da educação poderão se apropriar de estratégias para um saber inclusivo, a partir de tecnologias e metodologias.

Espaço Sesi Criar – ambiente maker destinado a crianças, jovens, adultos e idosos, que serão desafiados a criar soluções, programar, desenvolver ideias de forma dinâmica e colaborativa. 

Espaço Robótica – espaço de usinagem e oficinas de Robótica a partir de maletas Lego, onde serão potencializados vários projetos tecnológicos que o Sesi já desenvolve em suas escolas e agora estarão à disposição de escolas públicas e privadas para compartilhamento de ideias e de tecnologias, inclusive para treino de equipes em competição de robótica.

Espaço Casarão dos Sabores – os visitantes poderão saborear cafés em um lounge que remete a uma volta no tempo, focado na culinária regional em que vários chefes de cozinha da terra irão se revezar na composição de cardápios e pratos que valorizam a gastronomia local. 

Parceria entre poder público e iniciativa privada

Segundo o governador Carlos Brandão, esse tipo de ação conjunta entre a iniciativa privada e o poder público, será potencializada no Maranhão. “Essas parcerias do Governo do Estado com a iniciativa privada têm que continuar avançando, pois a gente vai continuar entregando prédios como esse totalmente requalificado. Para lembrarmos da nossa história e continuar avançando na tecnologia”, afirmou Brandão.

Com a inauguração do Sesi Casarão da Indústria, a Secid chega ao quinto imóvel requalificado pelo Adote um Casarão apenas em 2023.

“É um presente maravilhoso para a nossa cidade ter um casarão que oferta serviços culturais, gastronômicos, educacionais, dentro dessa perspectiva do programa Nosso Centro, que visa dar vida e revitalizar verdadeiramente o Centro Histórico de nossa cidade”, pontuou o secretário Adjunto de Assuntos Metropolitanos da Secid, Robson Paz. 

O Sesi Casarão da Indústria funcionará no próximo mês de outubro com visitas para públicos específicos do setor público e privado, além de multiplicadores focados e correlacionados aos espaços disponíveis no novo equipamento do Sesi para consulta e montagem coletiva da agenda dos próximos seis meses do espaço.

Também participaram da solenidade de inauguração do Sesi Casarão da Indústria, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA), Paulo Velten; o deputado Estadual Glaubert Cutrim, a presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico de São Luís, Kátia Bogéa; o presidente da Maranhão Parcerias, Cassiano Pereira Junior; o secretário de Estado de Governo, Márcio Machado; entre outras autoridades.

CONTINUE ACESSADO O BLOG WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAM

CONTATO: (98) 981770832

POSTAGENS RELACIONADAS

Em momento histórico na cidade de Bacabal, prefeito Roberto Costa e governador Carlos Brandão inauguram a Estrada do Leite e autorizam novas obras
Notícia Geral

Em momento histórico na cidade de Bacabal, prefeito Roberto Costa e governador Carlos Brandão inauguram a Estrada do Leite e autorizam novas obras

06/05/2025
Folha de São Paulo destaca: só três mulheres presidem Assembleias Legislativas no Brasil
Notícia Geral

Folha de São Paulo destaca: só três mulheres presidem Assembleias Legislativas no Brasil

06/05/2025
NOTA DE PESAR – Major André Felipe Carvalho
Notícia Geral

NOTA DE PESAR – Major André Felipe Carvalho

30/04/2025
A FÉ QUE PERMANECE: Entre a Alegria do Reencontro e a Dor da Despedida
Notícia Geral

A FÉ QUE PERMANECE: Entre a Alegria do Reencontro e a Dor da Despedida

21/04/2025
Secretário de Estado de Articulação Política Rubens Pereira atualiza sobre seu estado de saúde
Notícia Geral

Secretário de Estado de Articulação Política Rubens Pereira atualiza sobre seu estado de saúde

18/04/2025
Estava com saudades de um passeio náutico, né?
Notícia Geral

Estava com saudades de um passeio náutico, né?

11/04/2025
Next Post
São Luís/MA – Governador entrega obras da reforma do Centro Educa Mais na Vila Embratel

São Luís/MA - Governador entrega obras da reforma do Centro Educa Mais na Vila Embratel

Arquivos

  • Trending
  • Comments
  • Latest
SAO LUÍS/MA – Empresária Tereza Travassos recorre ao suicídio se jogando do 10 andar do seu prédio na Ponta D’areia

SAO LUÍS/MA – Empresária Tereza Travassos recorre ao suicídio se jogando do 10 andar do seu prédio na Ponta D’areia

02/02/2023
BURITI/MA – ÔNIBUS COM TRABALHADORES DO CHAMADO “PENDÃO DE MILHO”, COM DESTINO À GOIÁS TOMBA NA BR-135

BURITI/MA – ÔNIBUS COM TRABALHADORES DO CHAMADO “PENDÃO DE MILHO”, COM DESTINO À GOIÁS TOMBA NA BR-135

21/02/2021
Quem é Juliana Bonde? Artista de música polêmica sobre “periquita”. Vejam as fotos da cantora

Quem é Juliana Bonde? Artista de música polêmica sobre “periquita”. Vejam as fotos da cantora

05/02/2022
O Governo do Maranhão vive um dilema em torno do nome do futuro Secretário de Segurança Pública

O Governo do Maranhão vive um dilema em torno do nome do futuro Secretário de Segurança Pública

08/03/2023

Advogado é preso por estelionato após tentar fazer concurso da PM para o sobrinho.

0

COROATÁ

0

Políticos reagem ao fechamento das 13 agências do Banco do Brasil.

0

CAJAPIÓ

0
Adelmo Soares diz que postura de Othelino é incoerente e contraditória

Adelmo Soares diz que postura de Othelino é incoerente e contraditória

08/05/2025
ELEIÇÕES 2026: Tá pintando Orleans…

ELEIÇÕES 2026: Tá pintando Orleans…

08/05/2025
O deputado estadual e líder do governo, Neto Evangelista (União Brasil), defendeu a liberdade que tem o governador Carlos Brandão (PSB) de indicar seu candidato ao Palácio dos Leões.

O deputado estadual e líder do governo, Neto Evangelista (União Brasil), defendeu a liberdade que tem o governador Carlos Brandão (PSB) de indicar seu candidato ao Palácio dos Leões.

08/05/2025
Mical apela para que Brandão fique até o final do governo: “Se sair será alvo de perseguição”

Mical apela para que Brandão fique até o final do governo: “Se sair será alvo de perseguição”

07/05/2025

REDE SOCIAL

  • Notícia Geral
  • Login
  • globo.com
  • vídeo
  • gshow
  • globoesporte
  • G1

© 2025 Eudes Félix - Fatos dos Municípios -Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Host Dominus.

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícia Geral
  • Política
  • Policial
  • Esporte
  • Login
  • São Luís/MA – Porto do Itaqui se destaca na capacidade de atendimento de navios com nova operação de transferência de carga

© 2025 Eudes Félix - Fatos dos Municípios -Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Host Dominus.

SiteLock