O presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Adriano Sarney, foi convidado à reunião ordinária do Conselho Temático de Infraestrutura e Obras, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), realizada no fim da tarde desta quarta-feira (4), na sede da entidade, na Cohama. A reunião se pautou na apresentação de programas e ações executadas pela agência estadual, no âmbito da infraestrutura e serviços.
Na apresentação, Adriano Sarney elencou ações da MOB no transporte semiurbano e ferroviário de passageiros, na requalificação da estrada do Araçagi (MA-203), avanços do Programa Travessia, projetos para o corredor metropolitano, melhorias na extensão da Avenida Litorânea, construção do terminal de transporte alternativo na rodoviária de São Luís e no Anel Viário, entre outros temas.
Após um breve descritivo dos principais projetos em execução, ele destacou a renovação do transporte semiurbano, com a inserção de 60 ônibus novos na frota e andamento da obra de requalificação da MA-230. A estrada já conta com ciclovia, câmeras de videomonitoramento, pavimentação com microrrevestimento, sinalização horizontal e vertical (semáforos e placas). A obra está 73% concluída e a previsão é finalizar este semestre.
“Considero que a reunião foi proveitosa. Conseguimos traçar um panorama das ações da MOB que estão sendo executadas e novos projetos de mobilidade. Este é um momento oportuno, possibilitado pela federação, que congrega o setor empresarial e industrial de nosso estado. Nada mais apropriado que apresentarmos o que a agência propõe e os avanços no segmento, que impactam diretamente nos negócios”, avaliou o presidente da MOB, Adriano Sarney.
Outros temas tratados referem-se aos setores de saneamento e gás, que estão sob regulação da agência estadual. Para o presidente do Conselho de Infraestrutura da Fiema, João Batista, o momento contribui para que haja estreitamento das relações entre o segmento e poder público e elogiou a disponibilidade do presidente Adriano Sarney, que esclareceu todas as dúvidas do empresariado sobre a agência estadual.
A reunião contou com a presença de Roberto Bastos, relações institucionais da Fiema, além de diretores da federação; Celso Gonçalves, que preside o Conselho de Micro e Pequenas Empresas; bem como representantes da Câmara Municipal de São Luís, Associação Brasileira de Telecomunicações, Sindicato dos Engenheiros do Maranhão, Detran-MA, Fapema,Vale, Mapa e empresários, que tiraram dúvidas e mostraram disponibilidade de firmar parcerias institucionais.
Acessibilidade
Adriano Sarney apresentou o plano de expansão do Programa Travessia, ação inclusiva pioneira no Brasil, que teve novos veículos integrados à frota. A iniciativa oferta transporte gratuito às pessoas com deficiência, para atividades de saúde, educação, trabalho e lazer.
O Programa Travessia está presente em 45 cidades, realizando cerca de 400 viagens diárias e atendendo mais 11 mil pessoas com deficiência, em todo o Maranhão.
Transporte alternativo
Foi apresentada ação da MOB para regularizar o sistema de transporte alternativo e melhorar a prestação deste serviço aos usuários com a construção de dois terminais para este segmento, sendo um na rodoviária de São Luís, que está em andamento; e outro, no Anel Viário, em fase de projeto técnico.
Novo modal
O presidente da MOB anunciou avanço no projeto de implantação do transporte de passageiros, via ferrovia, no Maranhão. O projeto está na fase de estudo de viabilidade para estruturação do projeto.
Corredor metropolitano
A proposta é atualizar o projeto do corredor metropolitano, que passa pela avenida do Aracagi (a partir do elevado do Alphaville), Beira Rio (São José de Ribamar), Vila Funil e o Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado. Essa iniciativa vai desafogar o trânsito na região de abrangência e entorno.
CONTINUE ACESSADO O BLOG WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAM
CONTATO: (98) 981770832