Por Eudes Félix
Foram dois dias alusivos ao V CHÁ LITERÁRIO que iniciou nos dias 23 quinta-feira e 24 sexta-feira na escola IBP Instituto Bom Pastaor, uma iniciativa destinada a celebrar a literatura e incentivar o amor pela leitura entre os alunos.
O evento teve como tema principal, ZIRALDO ALVES PINTO, nascido em Minas Gerais, no dia 24 de Outubro de 1932, Ziraldo viveu em sua cidade natal durante toda a sua infância e no dia 6 de Abril de 2024, Ziraldo faleceu em sua casa, no Rio de Janeiro aos 91 anos.
Ziraldo era cartonista, caricaturista, chargista, colunistra, cronista, desenhista, dramaturgo, escritor, humorista, jornalita, pintor e advogado. Ao longo de sua carreira, Ziraldo teve inúmeras publicações de sucesso. A mais emblemática de todas, sem dúvidas, foi lançada em 1980: “O MENINO MALUQUINHO”
Na quinta-feira, 23 o primeiro dia alusivo ao V CHÁ LITERÁRIO e educação infantil teve o Tema: Cada Leitura uma Aventura CONTANDO E ENCANTANDO COM ZIRALDO.
Durante o evento na Quadra da escola, os alunos tiveram a oportunidade de dramatizar trechos dos clássicos publicados por Ziraldo, e até recitar poesia.
TURMAS: Creche I Integral e Parcial (As Flores da Primavera), Creche dois Parcial (O Menino da Terra), Cheche dois Integral ( O Joelho Juvenal), Infantril e Imparcial ( O Menino da Lua), Infantil e Integral (Tem Bicho no Circo), Infantil dois ( Os Dez Amigos), Infantil dois Integral, finalizando com (Cada Um Mora Onde Puder).
Além disso, os corredores, salas e murais foram decorados exibindo citações inspiradoras e ilustrações dos personagens das histórias. A quadra não cabia mais tantos pais e mães corujas que cheios de amor filmavam em especial as apresentações de seus filhos.
No segundo dia 24, sexta-feira.
O encerramento foi ainda mais emocionante com belas apresentações promovidas pelos alunos do Primeiro ano (Professora Elizabeth) com O MENINO MALUQUINHO, Clássico da literatura brasileira, um menino que tinha o olho maior do que a barriga, fogo no rabo e vento nos pés. Um menino moleque, brincalhão, bagunceiro e muito feliz.
Em sequência, o 1º ano vespertino e 1º ano Integral com as professoras Rita e Marlece apresentando, “CHAPELZINHO AMARELO”. O livro é uma releitura do CHAPELZINHO VERMELHO. O maior mêdo do Chapelzinho Amarelo era encontrar o Lobo, que era capaz de comer “duas avós, um caçador, rei, princesa, sete panelas de arroz e um chapel de sobremesa” Ao enfrentar o Lobo e passar a curtir a vida como toda criança.
Chapelzino nos ensina valiosa lição sobre coragem e superação do mêdo.
A seguir: O 2º ano Matutino e vespertino, (professora Esmeralda), Uma Menina chamada Julieta.
3º , 4º e 5º ano com as professoras Suzana e Jéssica com os temas : Uma professora muito Maluquinha, Saltibancos e finalizando com o menino Marron.
A PALAVRA DO PROFESSOR LOUZIRO
O professor titular do IBP responsável por toda a organização da festa estava muito animado e surpreso com as apresentações dos alunos nos dois dias alusivos ao V CHÁ LITERÁRIO de 2024, ressaltou: “Hoje é um dia especial para a literatura, pois escolhemos o Ziraldo como tema principal do V Chá Literário da nossa escola e estou muito surpreso com as maravilhas, apresentadas por todos os alunos porque esse tipo de atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade de leitura, aprimora o vocabulário, estimulando a criatividade, a expressão oral, e isso também promove interação entre os alunos construindo conhecimento coletivo”.
“Ziraldo foi um grande historiador e a criançada agradece as aventuras de Ziraldo em cada leitura”. Enfatizou Louzeiro em entrevista ao reporte Félix, titular do Portal.
Veja mais cliks:
CONTINUE ACESSADO O BLOG WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAM