A Fenearte, a maior feira de artesanato da América Latina, promove sua 24ª edição de 3 a 14 de julho de 2024, no Centro de Convenções de Pernambuco. Esse evento, que se estende por 12 dias, é reconhecido por reunir as mais impressionantes criações artesanais do Brasil e do mundo.
A participação de artesãos maranhenses na Fenearte faz parte das diversas ações da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), com o intuito de valorizar e disseminar os conhecimentos tradicionais. A feira tem como meta incentivar o potencial de crescimento dos artesãos, fomentando o desenvolvimento econômico e cultural.
Em 2024, o Maranhão marcará presença na Fenearte por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que disponibilizará um estande sem custos para o Estado. Obras artesanais, escolhidas através de concurso, serão exibidas, representando tanto artesãos independentes quanto organizações representativas.
Essas criações evidenciam a variedade e autenticidade do artesanato do Maranhão, difundindo a cultura e os costumes locais em um evento de prestígio tanto nacional quanto internacional. Os artesãos maranhenses apresentarão na feira uma ampla gama de peças com diversas técnicas, abrangendo cerâmica, fibra de buriti e rendas de bilro.
A gestão estadual do PAB impulsiona o desenvolvimento econômico, cultural e material do estado, fundamentando-se na interdisciplinaridade e na formação de parcerias com entidades voltadas ao setor artesanal. As atividades do programa abrangem diretrizes, capacitações e organização de atividades voltadas à venda, divulgação e salvaguarda das práticas artesanais.
A participação na Fenearte oferece diversas oportunidades estratégicas para os artesãos do Maranhão, tais como visibilidade e divulgação de suas mercadorias, vendas, preservação cultural, crescimento econômico e networking. Com produtos de alto valor agregado e singularidade, o artesanato maranhense se sobressai tanto nacional quanto internacionalmente, contribuindo para a diversificação econômica do estado. A presença do artesanato do Maranhão na Fenearte é respaldada pelos amplos benefícios proporcionados, que vão desde a promoção cultural até o estímulo ao desenvolvimento econômico sustentável da região.
CONTINUE ACESSADO O BLOG WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAM