Declarado Patrimônio Natural da Humanidade na última sexta-feira (26), o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos lugares mais belos e incríveis da terra. Em 2007, inclusive, esteve na lista das maiores maravilhas naturais do mundo.
Na época, os Lençóis estiveram entre 20 atrativos naturais selecionados em todo mundo por meio de um concurso promovido pela Fundação 7 Wonders, da Suíça.
1. Belezas naturais
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o terceiro parque mais conhecido do Brasil, de acordo com a pesquisa “Parques do Brasil – Percepções da População”, realizada pelo Instituto Semeia.
O piloto de Fórmula 1 Max Verstappen esteve em solo maranhense para visitar o paraíso — Foto: Reprodução/TV Mirante
Até pouco tempo era considerado um lugar ‘escondido’, mas cada vez mais tem sido visitado pelos turistas pela belezas exuberantes que passam pelas areias brilhantes, lagoas de águas cristalinas, além de outras atrações.
Obs: Não é possível entrar no parque com carro particular, quadriciclos ou motos. Todos os passeios devem ser realizados apenas com as empresas credenciadas.
2. Localização e território
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses — Foto: TV Mirante
Criado em 12 de junho de 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui 155 mil hectares, e está localizado na região Nordeste do Maranhão, a cerca de 250 km de São Luís. Os aeroportos com voos comerciais mais próximos são os localizados em São Luís/MA e Parnaíba/PI.
O local tem a confluência entre Cerrado, Caatinga e Amazônia, tendo como principal característica as grandes e extensas dunas. Entre elas, se formam lagoas de águas cristalinas que surgem dos lençóis freáticos formados pela água das chuvas.
A área é de conservação ambiental federal e, por isso, toda a região é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). É a entidade responsável pela fiscalização e por cuidar das agências e operadores de turismo credenciados junto ao parque.
3. Três cidades
Municípios que abrigam os Lençois Maranhenses — Foto: g1
Toda a extensão dos lençóis abrange três municípios: Santo Amaro, Barreirinhas e Paulino Neves. Cada cidade tem sua característica e forma de explorar a região.
- Santo Amaro
Em relação a São Luís, Santo Amaro é o município que está mais próximo. Além disso, é onde a área urbana fica mais próxima dos próprios lençóis, sendo possível chegar a pé em algumas dunas. No entanto, ainda carece de mais hoteis e estrutura para receber os turistas.
Os principais passeios passam pela visitação das lagoas Andorinha, Gaivota e as do circuito Betânia. Também existem passeios em que os turistas podem acampar nos lençóis, tendo assim a oportunidade de amanhecer ao lado de uma das lagoas.
É possível chegar a cidade por via terrestre, a partir de viagens feitas em ônibus ou vans particulares, com saídas diárias de São Luís. A viagem dura cerca de 3h20, pelas BRs 402 e 135.
Obs: Para quem chega por Santo Amaro, é necessário o pagamento de uma taxa de R$ 10 para ter acesso ao parque. A taxação é feita pela Prefeitura do município ocorre mesmo após uma decisão da Justiça que entendia que a cobrança era inconstitucional.
- Barreirinhas
Barreirinhas é a cidade que mais recebeu investimentos para receber os turistas, com o maior número de hoteis e tipos de passeios. No entanto, está mais distante dos lençóis, sendo necessário pegar um transporte com as agências de turismo, que levam os turistas em veículos 4 x 4 até as lagoas.
Além da ida até as lagoas, Barreirinhas oferece diversão com passeio de lancha voadeira percorrendo o rio Preguiças até a Praia de Caburé, descida de boia em um riacho no Povoado Cardosa, além de sobrevoo com avião pelos lençóis.
Rio Preguiças em Barreirinhas — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão
É possível chegar a Barreirinhas por via terrestre, partindo da capital. As viagens podem ser feitas por ônibus intermunicipais que saem da Rodoviária de São Luís ou transferes particulares. A viagem, em média, dura 4h.
- Paulino Neves
Outra acesso é pela cidade de Paulino Neves. O trecho faz parte da Rota das Emoções, roteiro turístico que tem início no Ceará, cruza o litoral do Piauí e termina no Maranhão.
CONTINUE ACESSADO O BLOG WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAM