O PiG cheiroso faz acompanhar a moribunda edição impressa um mega-merchã, um caça-níqueis: o encarte “Grandes Grupos – as 200 maiores, com organogramas de participações acionárias – ranking por faturamento”.
Um colosso!!
Ali se comprova que dos dez maiores grupos que operam no Brasil, CINCO são bancos.
(Um sexto grupo, J&F, dos famigerados irmãos Batista – “famigerados”, mas isso tem que continuar, viu? – aparece como empresa de “investimentos”. Seriam, portanto, seis empresas financeiras entre as seis maiores. Precisa desenhar, amigo navegante?)
No 42o. lugar dos “grandes grupos” vem a Gobo Overseas com um retumbante prejuízo:
• uma queda de (-) 5,5% na receita bruta;
• e um lucro líquido de retumbante queda: – 31,7%.
Isso no exercício de 2016 sobre 2015.
Quando tratar de 2017 sobre 2016 se anunciará a hecatombe!
Porque, como já informou esse Conversa Afiada, a Globo terá prejuizo em 2017 e, no primeiro trimestre de 2018, o Google começa a googlar a Globo.
O PiG cheiroso revela que a Globo tem 19 mil funcionários.
Por isso o Valdir Macedo não se cansa de repetir: não se interessa por comprar a Globo, porque a receita não paga a folha…
A folha da Globo é 1/3 da folha da Petrobras, que fatura 18 vezes mais!
Precisa desenhar, amigo navegante?
(Não se pode, porém, menosprezar o fato de, próximo à Globo, na lista do Valor, estar a Mapfre, maior empresa de previdência privada do país, controlada pela Globo – o que explica o entusiasmo do jornal nacional e seus colonistas pela “reforma” da previdência… Precisa desenhar, amigo navegante?)
PHA – CONVERSA AFIADA