Artigo / Tribuna da Cidadania
Adv. Moreira Serra
A advocacia está enfrentando desafios inéditos em sua história recente. Nos últimos cinco anos, o avanço tecnológico tem alterado profundamente a forma de trabalho nos escritórios jurídicos. Softwares de gestão de processos, inteligência artificial para análises jurídicas e audiências por videoconferência são apenas alguns exemplos de inovações que se tornaram indispensáveis.
Neste contexto, temos que ressaltar outro grande problema para os advogados: o grande número de colegas de profissão. O Brasil possuí o maior número de advogados por habitante no mundo, são quase 2 milhões de advogados registrados na OAB, o que representa 1 advogado para cada 164 habitantes. Em um cenário ultra competitivo, muitos advogados, principalmente recém-formados, estão utilizando do digital para atrair novos clientes. Como resultado, advogados com profundo conhecimento jurídico estão perdendo espaço para colegas menos qualificados, mas que conseguem projetar uma imagem de autoridade por meio de estratégias digitais. Muitas vezes acontece de advogados já renomados em sua região, principalmente aqueles que prezam por uma advocacia artesanal ou personalizada, perderem clientes para os advogados que estão se posicionando na internet. Essa é uma realidade que muitos escritórios de prestígio já estão passando, e que pode acontecer com muitos outros se não se modernizarem.
No entanto, para muitos advogados, a resistência em adotar essas tecnologias está se tornando um grande risco. Escritórios que não modernizam suas operações estão enfrentando perda de competitividade, redução no número de clientes e dificuldades crescentes para fechar novos contratos. A falta de presença digital, por exemplo, tem deixado profissionais mais experientes em desvantagem em relação à colegas que dominam o marketing jurídico digital. Assim, aqueles que não se adaptarem às mudanças correm o sério risco de ver seus negócios estagnarem ou até mesmo regredirem.
A atualização constante e a busca de novos conhecimentos é algo comumente vivido por parte de advogados, afinal se há alterações na lei, é preciso se modernizar para continuar atuando com o direito. Atualmente, este mesmo raciocínio também está sendo aplicando para atrair novos clientes. Este é o caso desde escritórios que já foram pequenos como Monteiro Lopes Advocacia que através do digital conseguiu criar uma estrutura física de atração de clientes e hoje se posiciona como um escritório de médio parte com sede física no Rio de Janeiro, até mesmo a escritórios de grande porte como o Safe e Araújo Advogados que possuí um faturamento anual de R$ 2 milhões de reais e mais de 7 mil clientes atendidos em 4 anos, tudo graças ao digital. Assim, conclui-se que unindo forças com a advocacia tradicional, o digital passa ser o elemento chave para o escritório atingir os resultados que sempre desejaram. Apesar do interesse em crescer, muitos advogados já ouviram falar sobre novas maneiras de atrair clientes, mas não sabem uma forma concreta e confiável de conseguirem obter mais honorários através da internet.
A melhor maneira de se precaver tanto para não perder espaço para a nova geração, como também para criar uma estrutura sólida contra fatores externos, como a baixa procura de clientes no começo do ano, é por vida anúncios no digital. Deste modo, o advogado poderá mostrar-se presente para os possíveis clientes que estão precisando de um advogado. Através dos assuntos pesquisados no Google ou nos assuntos de interesse nas redes sociais, é possível identificar as pessoas que estão passando por um problema de cunho jurídico. Desta maneira, os anúncios jurídicos visam fazer com que o advogado apareça com um conteúdo relevante para essas pessoas, visando informá-las sobre o seu direito. Como estas já estão passando por um problema jurídico, há grandes chances delas entrarem em contato com o advogado para saberem mais sobre o seu direito. A partir desse primeiro contato, o escritório pode avaliar o caso do cliente, e fechar os primeiros contratos pelo digital. Esta é uma estratégia já validada dezenas de advogados que estão atraindo clientes através da internet, todavia criar uma estrutura digital e fazer anúncios específicos para advogados é algo que pode ser desafiador para a maioria dos advogados.
Com o objetivo de ajudar escritórios de todo o país, a empresa Advogados Recomendados está oferecendo uma consultoria com um especialista na área de marketing jurídico visando estruturar o plano de ação específico para cada escritório de advocacia. Deste modo, advogados de todo o país poderão ter um fluxo de clientes advindos do digital. O que acontece que a consultoria para se modernizar e ter um fluxo de contratos recorrentes pelo digital é somente para os primeiros 40 advogados que preencherem o seguinte formulário:
AGENDAR CONSULTORIA
É sugerido que os advogados que chegaram até aqui preencham o formulário, pois, caso novas vagas sejam abertas para consultoria, os profissionais cadastrados terão prioridade no contato. Essa oportunidade irá trazer não só a modernização do escritório de advocacia, como também a proteção do escritório contra qualquer instabilidade com o fluxo de clientes que o escritório tenha no futuro.
O principal motivo para o advogado se modernizar, além é claro dos riscos de perder espaço para outros que estão se posicionando no digital, é a incerteza do mercado. A morosidade do sistema judiciário torna essencial atrair novos clientes de forma recorrente para garantir a estabilidade do escritório. Por outro lado, ao estabelecer um fluxo constante de contratos, você cria oportunidades de crescimento sustentável, consolida sua marca no mercado e aumenta sua previsibilidade financeira. Por isso, é indicado que clique no link acima caso você não queira correr riscos no futuro ou queira criar um sistema de atração de clientes que proporcione uma melhor consolidação do seu escritório.
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