Na última terça-feira (19), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou o resultado final da eleição dos gestores escolares da rede estadual de ensino. O processo eleitoral contou com a participação de 169.696 votantes, sendo eles 11.745 profissionais da educação, 114.021 estudantes e 43.930 pais/responsáveis, envolvendo 316 escolas. A eleição é referente ao quadriênio 2024-2027, voltada para os cargos de gestor/diretor geral; e de gestor auxiliar/diretor adjunto. A posse para os cargos se dará em janeiro de 2024.
O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressaltou que a eleição dos gestores escolares representa um ato democrático que promove avanços significativos para a educação em todo o território maranhense.
“A eleição para escolha dos gestores escolares é um momento ímpar para a rede de ensino estadual, pois coloca as comunidades como protagonistas, fomentando a participação ativa de estudantes, professores, pais e responsáveis nas decisões escolares. Sem dúvida, a educação do Maranhão deu um grande passo quando decidiu implantar o processo democrático em suas escolas e segue caminhando para um futuro promissor”, destacou Felipe Camarão.
A professora Delzuita Cabral de Alencar, do Centro de Ensino Eurico Ribeiro, localizada no município de Presidente Dutra, foi a gestora geral mais votada pela comunidade escolar, com 100% de aproveitamento. A professora exprimiu alegria após a divulgação do resultado final.
“É uma grande alegria vivenciar esse momento porque sei que o processo eleitoral foi uma forma de avaliar a nossa gestão, que tem sido feita de forma democrática, sempre pensando no coletivo, com toda comunidade escolar. Eu vou continuar trabalhando para melhorar a cada dia. Sei que a gestão democrática é o caminho de uma boa gestão e se toda a comunidade escolar estiver unida, continuaremos realizando um trabalho de qualidade”, expressou Delzuita.
Outro município que teve votação expressiva foi Humberto de Campos, pertencente à Unidade Regional de Educação (URE) de Rosário, com a participação de 99,31% da comunidade escolar, elegendo o professor Leonardo Pinheiro Fontinele (gestor geral); e Elizangela Machado Brandão (gestora auxiliar), para atuarem no CE Humberto de Campos.
Estiveram aptos para votar os profissionais da educação, em exercício na unidade de ensino a, pelo menos 6 meses antes do pleito; alunos regularmente matriculados, com frequência comprovada, que tenham, no mínimo, 14 anos de idade; pais ou responsáveis legais por aluno, devidamente cadastrados (somente um por família, independentemente do número de filhos matriculados na escola).
CONTINUE ACESSADO O BLOG WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAM CONTATO: (98) 98177083