A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Educação Profissional e Integral, deu um passo importante para fortalecer a educação no Maranhão. Nesta terça-feira (9), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, bairro Jardim Renascença, aconteceu a cerimônia de abertura da Formação Inicial 2024 Mais Integral. A formação seguirá até o dia 12 de janeiro, dessa vez, com atividades que serão realizadas no Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, bairro Cohab/Anil.
O evento tem como objetivo promover a política de educação integral em regime de colaboração com os municípios, visando ao fortalecimento das equipes municipais de implantação Mais Integral, com foco na apropriação do modelo pedagógico e do modelo de gestão escolar das unidades Mais Integral no estado.
“O governador Carlos Brandão e o nosso vice-governador e secretário, Felipe Camarão, estabeleceram como meta acompanhar todos esses municípios na implantação do Programa Mais Integral. Hoje estamos realizando formação para mais de 130 municípios, que estão sendo acompanhados pela Seduc”, ressaltou o secretário adjunto de Educação Profissional e Integral, Delmar Matias, que durante a formação mediou o debate com o tema “Ensino Fundamental Integral: desafios e perspectivas”.
A coordenadora estadual Mais Integral, Raquel Melo, explica como acontecerá a primeira agenda formativa de 2024, com as equipes das secretarias de educação dos municípios, que participam do regime de colaboração para implantação das escolas de tempo integral Mais Integral.
“Nessa semana, serão 4 dias de agenda formativa. A gente trabalhará com uma pauta estruturada de palestras, com orientações para implementação da política de educação em tempo integral nas redes municipais, e, também, pautas de planejamento estratégico e aprofundamento do modelo institucional Mais Integral. É a Secretaria de Estado da Educação apoiando em regime de colaboração junto aos municípios o fomento e a implantação da política de educação de tempo integral para operacionalização do programa Escola em Tempo Integral – MEC”, explanou Raquel Melo.
A técnica da Semed do município de Mata Roma, Simone Simões Mendes, expressou otimismo pela implantação do programa Escola em Tempo Integral no município. “Este ano, Mata Roma vai ter escolas de tempo integral. É uma realidade. Estamos felizes com essa parceria, onde o governo está oferecendo apoio e nós vamos implementar e implantar escolas de tempo integral no município. É um desejo do nosso prefeito Besaliel Albuquerque, e com todo o apoio que estamos tendo dos governos estadual e federal vai dar certo”, comemorou.
Quem também demostrou satisfação pela implantação do Programa Escola em Tempo Integral foi a coordenadora geral da educação em Cajari, Rosana Braga. “Estamos na expectativa de nos nutrirmos de informações suficientes para essa nova jornada aliada à Secretaria de Estado da Educação, para realizarmos essa inovação no sistema da escola de tempo integral. Para nós, é uma honra compartilharmos dessa nova experiência e buscarmos junto à Seduc aprimoramentos para essa implementação de uma educação que, para nós, é inovadora”.
O evento também contou com a participação da gestora da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís, Eva Barros; do conselheiro Geraldo Castro, presidente interino do Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA), entre outros participantes. O saxofonista Caio Rafael, aluno do Curso Técnico de Saxofone da Escola de Música Lilar Lisboa, abrilhantou a cerimônia de abertura com uma bela performance musical.
CONTINUE ACESSADO O BLOG WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAM CONTATO: (98) 98177083