São Luís é uma cidade rica em história e cultura. Com o intuito de incentivar a prática do turismo por jovens, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de Cedral (MA), promoveu um emocionante city tour no último sábado (27), destinado a um grupo de 30 estudantes. Eles eram alunos do 5º ao 9º ano da Unidade Mais Integral Professora Uilma Rosa, de Cedral.
Realizado pelo Centro de Atendimento ao Turista (CAT), da Setur-MA, o passeio teve duração de quatro horas e proporcionou à turma uma visita bastante didática pelo Centro Histórico de São Luís.
Para começar o tour, os estudantes saíram do Anfiteatro Beto Bittencourt, ao lado do Teatro Odylo Costa Filho. A primeira parada foi na Casa do Maranhão, uma oportunidade única de mergulhar na riqueza da cultura maranhense. Localizada no coração do Centro Histórico, a Casa do Maranhão oferece aos visitantes uma imersão nas tradições, costumes, arte e história do estado. Durante a visita, os estudantes puderam ter acesso às exposições que retratam a diversidade cultural, manifestações folclóricas, artesanato local e elementos que compõem a identidade maranhense.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a Rua Portugal repleta de história e beleza instagramável, degustar os sabores do Maranhão no Mercado das Tulhas, mergulhar na história da gastronomia local no Museu da Gastronomia e compreender a importância cultural do Museu do Reggae, ocasião em que os estudantes puderam tirar fotos para levar como memória da visita à capital.
Além disso, puderam desfrutar de belos cenários na Praça Nauro Machado, Rua do Giz e Fonte da Mãe d’água, conhecer a história e importância da Praça Benedito Leite, apreciar a beleza da Praça dos Poetas. A última parada no roteiro foi a oportunidade dos alunos compreenderem a importância histórica dos Palácios La Ravardiere e dos Leões, experiência que enriqueceu o conhecimento dos estudantes sobre a cultura e o patrimônio maranhense.
A estudante Lanna Soares destacou a riqueza histórica da cidade, seu encantamento pela culinária local e a descoberta de diversas receitas. “Estou conhecendo mais sobre a história de São Luís, gostei bastante, me aprofundei sobre a culinária, conheci várias receitas ali, também gostei muito de várias bebidas que me apresentaram e também estou conhecendo os casarões e estou muito feliz por isso”, disse a estudante, radiante pelas descobertas, que agradeceu pela programação.
A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, considerou o passeio guiado como positivo, especialmente, porque os alunos agregaram conhecimento histórico prático ao teórico.
“Com o roteiro programado, muitos dos alunos tiveram a oportunidade de conhecer lugares que antes só viam em fotos. Esse tipo de atividade desperta o sentimento de pertencimento à história, por meio do turismo regional, o que é muito importante”, pontuou.
A professora Juliana Ribeiro compartilhou detalhes do projeto semestral desenvolvido pela escola de tempo integral no município de Cedral. “O passeio surgiu a partir das ideias que a gente tinha em comum, eu e outras professoras, de conhecer e despertar nos estudantes o sentimento de pertencimento à cultura e à maranhensidade que existe em cada um de nós”.
A professora Juliana ressaltou a importância do passeio. “Muitos alunos nunca tinham tido a oportunidade de visitar São Luís e faltava conhecimento sobre a rica cultura do estado”.
Segundo Karol Utta, guia turística da Setur-MA, cada city tour realizado pelo Governo do Estado é importante, porque oferece mais conhecimento histórico aos visitantes. “Muitos dos estudantes não conheciam e, com a visita, tiveram a oportunidade de apreciar alguns pontos da capital, a história de São Luís e por onde tudo começou”, destacou.
A guia ainda acrescentou sobre o trabalho do guia de turismo. “O guia de turismo atua como anfitrião, guiando e informando os turistas durante suas visitas, seja no Centro Histórico, litoral maranhense, Lençóis Maranhenses ou outras localidades do estado”, explicou.
Os roteiros guiados são solicitados por instituições ou organizações de eventos por meio de ofício enviado à Secretaria de Estado do Turismo para avaliação.
O encaminhamento do ofício é pelo e-mail: karenpsms@gmail.com e com cópia para catseturma@gmail.com
CONTINUE ACESSADO O BLOG WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAM