A Universidade de Cambridge tem o prazer de anunciar que um artigo de pesquisa de uma de suas novas colaboradoras foi aceito para publicação em sua revista e a pesquisadora foi convidada a participar do 33.º Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas. A comunicação apresentada, intitulada “Olhares Reflexivos sobre a Docência: Observação das práticas letivas de Educação Física no Ensino Médio da Rede Pública Estadual – São Luís-MA”, destaca a contribuição da observação da prática letiva como reflexão crítica no desenvolvimento profissional de professores de Educação Física.
A pesquisadora, natural de Monteiro, Paraíba, e radicada em São Luís, Maranhão, há 39 anos, é uma profissional experiente na área da Educação Física. Com uma carreira de 23 anos como professora da rede pública estadual de ensino médio e atualmente exercendo função técnica na Administração da Secretaria de Estado da Educação – SEDUC-MA, ela tem se destacado por sua dedicação e compromisso com a educação.
A pesquisa apresentada teve como objetivo analisar a contribuição da observação da prática letiva como reflexão crítica no desenvolvimento profissional de professores de Educação Física. A pesquisadora foi escolhida, entre os pesquisadores da educação básica que participaram do evento, para compor os 10 melhores e receber o título de Doutora Honoris Causa “EM EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE COM ÊNFASE EM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOCENTE”.
A trajetória acadêmica da pesquisadora inclui:
– Formação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
– Especialista em Avaliação da Performance Humana – UPE – Recife – PE
– Pós-graduação em Políticas Públicas Educacionais – FIP – Patos – PB
– Mestrado em Ciências da Educação
– Doutorado em Educação na Universidade Lusófona
– Pós-doutoranda na Universidade de Valencia – Espanha
Ela é autora de três livros:
– “A Prática Desportiva e o Desempenho Escolar de Alunos do Ensino Médio”
– “Qualidade e Satisfação na Prática Letiva”, que traz novas perspectivas sobre como melhorar a prática docente através de uma prática pedagógica reflexiva
– “Travessia”, uma obra que mistura relatos pessoais, reflexões sobre a vida acadêmica, o papel da mulher na sociedade e a experiência de viver e estudar em Lisboa
Como jovem pesquisadora da Academia Maranhense de Ciências (AMC) e investigadora membro colaboradora integrada ao Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CEIED) – Universidade Lusófona de Lisboa,
Pesquisadora do NUTECA. Núcleo de Tecnologias Assistivas: Linguagens de Inclusão e Técnicas Assistenciais – São Paulo e conselheira do CREF-21 da Câmara de Educação Física Escolar, ela está comprometida em:
– Contribuir para o aprofundamento e ampliação do debate sobre a importância e os benefícios da Educação Física Escolar
– Fortalecer a Educação Física no ambiente escolar e pelo reconhecimento do profissional
– Desenvolver práticas pedagógicas inovadoras e eficazes para a Educação Física
– Atuante nas seguintes áreas de pesquisa:
Formação de Professores; Prática pedagógica,
Observação de Práticas Letivas; Educação Física Escolar ; Esporte Educacional, Qualidade de vida, Promoção da Saúde.
A Universidade de Cambridge parabeniza a pesquisadora por essa conquista e reconhece a importância da Educação Física e da formação docente na Educação Básica para a sociedade. Estamos ansiosos para ver os resultados de seu trabalho e sua contribuição para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes.
Reiteramos o convite e aguardamos a sua ilustre presença no dia 14 de julho de 2025 para receber sua diplomação do título de Doutora Honoris Causa “EM EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE COM ÊNFASE EM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOCENTE”.
Cumprimentos,
Serviços de Apoio Técnico-Administrativo.