Jair Bolsonaro voltou a atacar os jornalistas na manhã desta quinta-feira nos portões do Palácio da Alvorada e ainda desafiou a imprensa: “Se vocês sofrem ataque todo dia, o que vocês estão fazendo aqui?” Em tom agressivo, reafirmou: “O espaço é público, mas o que vocês estão fazendo aqui?”
Não há limites para os ataques de Jair Bolsonaro aos jornalistas. Um dia depois de ter levado um comediante para confrontar os profissionais de imprensa, ele voltou a agredir os jornalistas na manhã desta quinta-feira (5) nos portões do Palácio do Alvorada, antes de viajar a São Paulo: “Se vocês sofrem ataque todo dia, o que vocês estão fazendo aqui?” Em tom agressivo, reafirmou: “O espaço é público, mas o que vocês estão fazendo aqui?”
A jornalista Julia Lindner, de O Estado de S.Paulo, uma das ofendidas por Bolsonaro, registrou os ataques desta manhã. Ele pretendeu ainda dar uma “lição de jornalismo” aos profissionais presentes e mostrou irritação com a maneira como a imprensa registrou as cenas da véspera: “Parabéns à imprensa. Fiz piada com o PIB. Parabéns aí, valeu. Continuem agindo assim. Quando vocês aprenderem a fazer jornalismo, eu converso com vocês”, disse. E continuou: “Se vocês sofrem ataque todo dia, o que vocês estão fazendo aqui? O espaço é público, mas o que vocês estão fazendo aqui? O dia que vocês conscientizarem (sic) que vocês são importantes fazendo matérias verdadeiras, o Brasil muda”.
Bolsonaro vem numa escalada cada vez mais agressiva de confrontação com jornalistas que são escalados para fazer a cobertura de suas coletivas improvisadas à entrada do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, em Brasília. Elas acontecem ao ar livre, sempre com a presença de uma claque de “populares” bolsonarista que apupam os jornalistas no embalo dos ataques de Bolsonaro.
Os ataques de Bolsonaro à imprensa e especialmente aos jornalistas não têm, precedentes na história do país. Relatório divulgado recentemente pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) revelou o tamanho da violência contra comunicadores, praticada pelo presidente da República: só em 2019 foram 121 agressões de Bolsonaro contra jornalistas.
Brasil247