Fazedores de cultura e o próprio secretário de estado da Cultura, Anderson Lindoso – todos são unânimes: não há mínimas possibilidades da realização do São João do Maranhão, nos próximos três meses, junho, julho e agosto.
Por parte das brincadeiras, as indumentárias e ensaios foram completamente prejudicados e na crise que se instalou, é “impossível este ano”, chegou a afirmar uma fazedora de cultura que ouvimos.
Festas tradicionais
Para este ano já está descartado também as tradicionais festas que reúnem multidão de fiéis e brincantes, em homenagem a São Pedro e São Marçal. Na capela de São Pedro, no Aterro do Bacanga, a festa a São Pedro, completaria este ano, sua 80ª realização. O tão esperado encontro de São Marçal, que ocorre no Bairro do João Paulo, iria completar este ano, 94 edições.
Todas as festas juninas estão canceladas no Maranhão. O secretário Anderson Lindoso garantiu que as conversas com os fazedores de cultura são diretas e todas as ações de planejamento podem evidenciar alguma programação somente após a pandemia da covid-19.
A tristeza é imensa… Esperamos que os ventos mudem, que São João, São Pedro e São Marçal, com a bênção de Deus, interceda por todos nós!
Deu no Blog Filipe Mota