A ideia é recuperar a imagem do Mercado do Peixe tirando focos de poluição. Um dos principais problemas no mercado está relacionado ao esgoto.
Um dos patrimônios públicos de São Luís, o Mercado do Peixe vai receber do Governo do Maranhão reforma estrutural e urbanização do entorno. O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, em vistoria recente ao local, conversou com os feirantes, ouviu sugestões e anunciou que o ambiente será revitalizado para garantir comodidade aos visitantes, consumidores e trabalhadores.
As intervenções no Mercado do Peixe serão realizadas em duas etapas. A primeira, na área interna, contempla a troca do piso, reforma da rede hidráulica e a revisão na estrutura elétrica, serviço que faz parte das solicitações dos feirantes, pois já aconteceram problemas como curto-circuito nas tomadas. Outra solicitação está relacionada aos banheiros que funcionam de forma precária. Na parte externa, o Governo do Estado vai discutir o projeto com a participação da associação dos profissionais que atuam no mercado para a realização da urbanização do entorno para oferecer uma nova estrutura adequada, principalmente para receber visitantes e clientes
“Nós vamos revitalizar o mercado que terá uma estrutura e uma arquitetura renovada; com isso, nós vamos melhorar o atendimento ao público e a qualidade no ambiente de trabalho dos feirantes. Essa intervenção é um sonho antigo, não apenas da comunidade que exerce atividade comercial aqui, mas de toda a cidade de São Luís e Região Metropolitana”, afirmou o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.
O Governo do Estado vai realizar uma canalização na área do entorno para que o mercado seja um local adequado para o exercício dessa atividade comercial. O riacho que passa próximo ao mercado será saneado, evitando problemas como o mau cheiro e a aglomeração de urubus.
Na segundo etapa da obra, a proposta é construir uma praça interligando o Mercado do Peixe, que fica na área do aterro do Anel Viário, ao Centro Histórico, nas proximidades dos bairros do Desterro e Portinho.