A disputa pela presidência da Câmara dos Deputados emperrou as negociações para a formação de uma federação entre PP e União Brasil. Sem um candidato em comum, ambas as siglas estão em compasso de espera, inclusive diante da expectativa de um posicionamento do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. O petista ainda não indicou quem terá sua preferência no processo.
De um lado, o presidente do União, Luciano Bivar (PE), planeja disputar o cargo e já fez acenos ao PT. De outro, o atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), busca a recondução à cadeira, mas também se dispôs a dialogar com Lula.
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, já afirmou que o PT não terá candidato à presidência da Câmara. A escolha da nova Mesa da Casa ocorrerá em fevereiro.
A possível aproximação do PT com Arthur Lira enfrenta resistências de parte da esquerda. Por isso, líderes de partidos com quem Lula já negocia, principalmente do MDB, avaliam alternativas.
Roseana Sarney (MDB-MA), Isnaldo Bulhões (MDB-AL), Eunício Oliveira (MDB-CE) e Baleia Rossi (MDB-SP) são alguns dos cotados, de acordo com o jornal O Globo. Um desses deputados poderia ter apoio de Lula. O cargo é importante para o MDB, já que o PSD deve ter o apoio do PT a Rodrigo Pacheco no Senado.
Em entrevista no mês passado à emissora de sua família, a ex-governadora e deputada federal eleita, Roseana Sarney, foi questionada sobre a possibilidade de disputar a presidência da Câmara. Na ocasião, destacou essa possibilidade.
“Eu conheço bem o Congresso Nacional e conheço bem. Quem tá em primeiro mandato, se você pesquisar, nunca, ninguém, nenhum Senador, nem deputado foi presidente do congresso, presidente da Câmara, o presidente do senado. Eu estou chegando, lembra disso. Então, essa possibilidade não existe, o que existe é a possibilidade de eu ajudar com a minha experiência, com a minha vivência, o meu conhecimento do congresso nacional”, afirmou Roseana.
CONTINUE ACESSANDO O BLOG EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK