Foi lançada na quarta-feira (22/03/2023) na Grande Ilha Ludovicense, o livro – “Porto, Mar e Comércio Internacional – Por Elas”, editado pela Milfontes (Vitória, 2022). A obra foi organizada por Flavia Nico Vasconcelos e Luciana Cardoso Guerise, que compõem a diretoria da WISTA (Women´s International Shipping and Trading Association) e vem realizando o lançamento nas cidades de Paranaguá, Santos, Brasília, São Luís, SP, Rio de Janeiro, Vitória e Rio Grande.
No Maranhão, o evento foi conduzido pelas associadas Isabella Mochel e Anita Machado, no Instituto Navigare. Na oportunidade as organizadoras ressaltaram a importância dessa realização no segundo maior complexo portuário em movimentação de carga do país.
O projeto de Coletânea surgiu do grupo de trabalho da WISTA intitulado Ports, Shipping and Trading, que tem o apoio da organização e qualidade técnica dos players que atuam na navegação, portos e comércio exterior. A obra contém artigos de 27 autoras, entre elas Najla Buhatem Maluf, advogada maranhense, com o tema “A desestatização dos portos públicos e perspectivas para a infraestrutura”. Em seu texto, Najla trata do modelo que consiste na transferência parcial ou total à iniciativa privada, seguindo preceitos do direito administrativo.“O porto tem várias funções, além da logística e do escoamento de cargas, e otimização do comércio exterior, ser tratado cada vez mais como agente de desenvolvimento econômico social”, reitera Najla. Foram 5 portos qualificados pelo PPI- Programa de Parcelamento Incentivado: Santos, Codesa (Espirito Santo, Vitória e Barra do Riacho), São Sebastião-SP, Docas da Bahia-CODEBA e Itajaí-SC.Dra. Najla Buhatem Maluf, com o Desembargador Jorge Rachid M. Maluf e esposa
O processo de desestatização portuária, encabeçado na gestão do ex ministro Tarcísio de Freitas, foi pensado no sentido do País ter uma alteração na gestão portuária e atrair investimentos, promovendo eficiência, redução de custos, desburocratização e maior concorrência.
O lançamento foi precedido de um debate que enfatizou a relevância da presença da mulher no setor marítimo e portuário, destacando a informação de que elas ocupam apenas 17,5% do total de vagas no setor aquaviário brasileiro (dados da ANTAQ).
Advogado Moreira Serra ao lado da Dra. Najla
Esse primeiro livro da WISTA Brazil congrega 32 artigos escritos por membros da organização, contendo temas do setor e visa o fomento da equidade de gênero nas instituições.
CONTINUE ACESSANDO O BLOG EUDESFELIX.COM.BR PELO FACEBOOK E INSTAGRAM