Inscrições para o edital Economia Criativa, aberto no portal da Fapema, se encerram nesta quinta-feira (6)
O edital Economia Criativa, lançado pelo Governo do Estado, irá investir R$ 1,3 milhão para o financiamento de projetos e o desenvolvimento do setor no Maranhão. As inscrições estão abertas até esta quinta-feira (6), no site da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), no link https://www.fapema.br/edital-
O edital é uma parceria entre a Fapema e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Maranhão (Sebrae-MA).
O objetivo é incentivar e apoiar o desenvolvimento de negócios no setor, impulsionar diversas cadeias produtivas maranhenses e proporcionar a concretização de projetos que valorizem as produções locais.
Selecionado na primeira edição do edital com o projeto ‘Musical Visões de Lampião – São João do Maranhão’, o músico Chico Nô contou como o incentivo foi importante para a concretização do seu trabalho.
“Fiquei muito feliz em ser contemplado no edital, pois vi uma possibilidade real de concretizar um projeto que tem seu valor histórico e de memória do nosso São João. E, também, por fazer parte dessa conexão, que reúne uma rede de pessoas criativas”, disse.
“A Fapema foi fundamental para nos orientar sobre os procedimentos, nos dando tranquilidade e conferindo credibilidade ao processo”, avaliou Chico Nô.
Outro contemplado, José Nunes de Oliveira Neto obteve apoio para desenvolver um jogo de realidade virtual chamado ‘Toureon: Giant Ancient Mech’. Ele destacou que já trabalhava no projeto, e com a seleção no edital Economia Criativa, pode avançar na execução.
“Queríamos que nossa proposta tivesse um alcance internacional. Utilizamos robôs ambientados na cultura maranhense, pois desejávamos, também, levar essa marca do nosso estado. Com o apoio da Fapema, conseguimos desenvolver o software e contratar equipe capacitada”, relatou.
Sobre o Edital
O edital Economia Criativa vai apoiar novos modelos de negócio, bens ou serviços dos setores criativos e produzidos por negócios formais do Maranhão. As ideias devem estar integradas ao programa da Fapema, Inova Maranhão, da linha de ação do Mais Inovação, que tem como foco desenvolver o negócio e estimular a cooperação entre as empresas, instituições de ensino e de pesquisa, além das organizações municipais, governamentais e não governamentais.
Podem se inscrever microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte com sede no Maranhão, nas áreas de consumo (publicidade e marketing, arquitetura, design e moda), cultura (expressões culturais, patrimônio e arte, música, artes visuais e artes cênicas) e mídias (editorial, games e audiovisual). O prazo de execução dos projetos é de 10 meses, a contar da assinatura do Termo de Outorga, e será concedido o valor máximo de R$ 30 mil por projeto.
O segmento da economia criativa é uma enorme cadeia produtiva que precisa ser impulsionada, destaca o presidente da Fapema, Nordman Wall. “O edital Economia Criativa vem, nessa nova edição, reforçando essa finalidade. Essa cadeia produtiva tem reflexo na cultura, no social e na economia e se constrói a partir de um ciclo que inclui a criação, produção e distribuição de bens e serviços destes setores”, detalhou.
“A parceria Fapema e Sebrae irá, mais uma vez, possibilitar o alcance desses vários agentes e reforçar o trabalho e compromisso do governador Carlos Brandão em oportunizar o desenvolvimento das propostas para avanço do setor”, ressaltou Nordman Wall.
“O edital consolida a parceria com o Governo do Estado, estimulando a economia criativa e os agentes desse importante segmento no Maranhão. O governo e o Sebrae estão sensíveis e atentos às demandas desse setor, oportunizando meios para que se desenvolva”, frisou o diretor técnico do Sebrae-MA, Mauro Borralho.
No último edital, 18 empreendimentos tiveram seus projetos apoiados. O edital 2023 vai selecionar 40 projetos nos eixos de cultura, consumo e mídia.
CONTINUE ACESSANDO O BLOG EUDESFELIX.COM.BR PELO FACEBOOK E INSTAGRAM