A Justiça Federal determinou o afastamento de Cecília Smith Lorenzon do cargo de secretária de Saúde de Roraima e proibiu ela de ter acesso à secretaria, em Boa Vista. A casa dela foi alvo de buscas e apreensão durante a operação Higeia, deflagrada pela Polícia Federal para investigar a suspeita de fraudes para cirurgias ortopédicas no estado, nesta sexta-feira (2).
Pela manhã, além da casa de Cecília, policiais federais também cumpriram mandados de buscas e apreensão na sede da Secretaria de Saúde (Sesau) e no Hospital Geral de Roraima, o maior do estado. Cecília Lorenzon está no cargo de secretária desde fevereiro de 2022 – há dois anos.
Cecília Lorenzon também foi proibida pela Justiça Federal de contratar, ser nomeada ou continuar no exercício de cargos comissionados, efetivos e/ou políticos, e de licitar com o poder público em todas as esferas.
Agentes da Polícia Federal cumprem mandado de buscas na casa da secretária de Saúde, Cecília Lorezon — Foto: Marcelo Marques/Rede Amazônica
Em nota, o governo de Roraima informou que a ordem da Justiça foi cumprida. Disse também que “apoia todo e qualquer processo de investigação, e que defende a transparência e a elucidação de quaisquer dúvidas referentes à gestão”.
Acrescentou ainda que determinou que seja dada total transparência aos fatos e aos documentos solicitados pelos órgãos de fiscalização e controle.
Mais cedo, por meio de nota, a Sesau, informou que assim que tivesse acesso à investigação policial “será aberta apuração administrativa dos fatos.”
“A Sesau esclarece se coloca à disposição para prestar todos os esclarecimentos de forma integral no que tange à investigação. E, se houver comprovação de qualquer irregularidade, serão adotadas as medidas cabíveis.”
Sobre a operação, Cecília disse estar “tranquila e à disposição para todo e qualquer esclarecimento acerca da investigação.”
De acordo com as investigações da Polícia Federal, as contratações de empresas que prestam serviço para a Saúde foram feitas “sem um estudo técnico preliminar comprovando a necessidade interna do serviço, desconsiderando auditorias anteriores do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU)”.
Operação Higeia
Agentes da PF e servidores da CGU fazem buscas na sede da Secretaria de Saúde de Roraima — Foto: PF/Divulgação
A operação Higeia investiga a existência de uma estrutura criminosa organizada suspeita de fraudar procedimentos licitatórios na área da prestação de serviços de traumatologia e ortopedia, culminando na adesão de uma ata de registro de preço licitada pelo governo do Acre.
Foram expedidos dez mandados de busca e apreensão pelo Tribunal Federal da 1ª Região, para serem cumpridos em Boa Vista, capital de Roraima, em Cuiabá (MT), e Goiânia (GO), além da determinação para bloqueio de bens de mais de R$ 30 milhões dos investigados.
Quem é Cecília Lorenzon
Cecília Lorenzon é advogada e está no cargo de secretária de Saúde desde fevereiro de 2022. Ela foi a 10ª pessoa a ser nomeado para o cargo pelo governador de Roraima, Antonio Denarium (PP). À época, ela assumiu a função no lugar de Leocádio Vasconcelos.
Antes disso, ela tinha sido nomeada para o mesmo cargo em 2020, na pandemia de Covid-19, mas foi substituída.
Em setembro de 2023, o marido de marido da secretária, Wilson Fernando Basso, que é dono de uma empresa de produtos farmacêuticos, foi alvo da Polícia Federal durante a operação Hipóxia, que apurava a suspeita de superfaturamento na execução de contrato com duas empresas para serviços de recarga de oxigênio, insumos hospitalares e farmacêuticos ao Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y).
Em fevereiro de 2023, Cecília Lorenzon fez um comentário após a repercussão de imagens de uma grávida jogada no chão enquanto esperava por atendimento na maternidade Nossa Senhora de Nazareth. A unidade funciona de forma provisória num espaço conhecido como “maternidade de lona”. À época, ela disse “pessoas se prestam a dar show” ao comentar o vídeo da grávida.
Cecília Lorenzon é formada em Direito pela Universidade Federal de Rondônia, especialista em Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental, Direito Constitucional e Administrativo e tem capacitação em Macropolítica e Gestão no Sistema Único de Saúde (SUS). Cursa MBA em Contratos e Licitações e faz mestrado em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania, pela Universidade Estadual de Roraima. Ocupou os cargos de Vice-presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) e foi professora de Direito na Faculdade Cathedral.
Secretária Cecília Lorezon comenta sobre desespero de grávida em grupo de WhatsApp em Roraima — Foto: Redes sociais
CONTINUE ACESSADO O BLOG WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAM
CONTATO: (98) 981770832