A humanização no atendimento foi foco do treinamento ofertado pelo Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para os profissionais que atuam na rede estadual de saúde das unidades gerenciadas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), na Região Metropolitana. Nesta quarta-feira (10), o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, participou do encerramento da oficina na sede da Escola de Governo do Maranhão (Egma), em São Luís (MA).
Ao se dirigir aos recepcionistas, assistentes administrativos e maqueiros, o secretário de Estado da Saúde Tiago Fernandes fez uma reflexão a partir da obra “Pacientes que curam: O cotidiano de uma médica do SUS” e convidou os participantes a observarem sua rotina de atendimento.
“O processo de humanização é muito mais do que a intenção de cuidar. Depende do nosso interesse em querer compreender a história de quem está na nossa frente. Eu acho que esse é um caminho que nós temos que seguir, do atendimento da recepção até o consultório, para que a gente possa enxergar os retratos sociais do Brasil, para que a gente possa se assemelhar às sensibilidades das histórias que a gente escuta, de quem está na nossa frente. O SUS é universal e propõe a vocês histórias maravilhosas”, disse o secretário.
A capacitação busca melhorar as habilidades técnicas e interpessoais dos profissionais, tendo como objetivo final a alta qualidade no atendimento prestado ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além de São Luís, o Treinamento Atendimento Humanizado também acontecerá de forma presencial no município de Imperatriz e de forma virtual para as demais cidades do estado, onde a Emserh gerencia unidades.
A assistente administrativa da Policlínica Vinhais, Nataliane Silva, expressa sua paixão pelo que faz. “Eu me descobri com o que eu faço e quero continuar crescendo e melhorando, quem sabe chegar a até a técnica de enfermagem que é meu sonho. Estou achando maravilhoso. Fico até emocionada de falar. É uma oportunidade riquíssima, porque o conhecimento é para a vida toda”, declarou Nataliane.
Abertura
O I Treinamento de Atendimento Humanizado teve início nesta segunda-feira (8). O objetivo é aprimorar ainda mais o índice de satisfação dos usuários do SUS. “Para além de um requisito legal, queremos que o paciente seja bem atendido, saia satisfeito, não só o paciente, mas os acompanhantes e toda a família. É um pedido do governador Carlos Brandão, que possamos sempre evoluir no atendimento à população, sempre bem servir”, frisou o presidente da Emserh, Marcello Duailibe na abertura da oficina.
Para alcançar melhores índices de satisfação, o treinamento contribuiu com a capacitação dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do atendimento ao público, como porteiros, recepcionistas, maqueiros, auxiliar de consultório, entre outros. “Meu carinho e respeito aos profissionais de saúde que merecem todo o reconhecimento. A saúde é uma das políticas públicas mais relevantes, assim como a educação. Nós como agentes públicos somos agentes de transformação social. Quem atua na saúde atua com o maior bem que temos que são as nossas vidas”, reforçou a diretora da Egma, Leuzinete Pereira Silva.
A capacitação compreendeu, entre outros assuntos, a melhoria das habilidades técnicas e interpessoais desses profissionais, abordando aspectos como qualidade no atendimento como base no planejamento estratégico; assertividade e resolutividade; atitudes e comportamentos que prejudicam a comunicação e administração de conflitos, garantindo que os profissionais estejam bem preparados para oferecer um serviço de qualidade aos usuários do SUS. Neste primeiro dia de treinamento, o foco foi em respeito à diversidade, quebra de preconceito e humanização.
“Fazemos o trabalho de forma que possamos valorizar todos os nossos colaboradores. Este treinamento é voltado para melhorar ainda mais o atendimento na linha de frente das nossas unidades. Essa ação ainda será expandida para as nossas unidades do interior do estado”, pontuou a diretora executiva de Gestão de Pessoas da Emserh, Lilian Neves Carvalho.
Um aprendizado significativo que vai refletir no melhor atendimento as pessoas que procuram as unidades de saúde. “Eu sempre procuro estar presente nestes treinamentos porque entendo a importância para toda a equipe. Estimulo também para que os profissionais façam parte, para aprimorar o atendimento, o cuidado com os nossos pacientes, acompanhantes e familiares. Sabemos que a atenção aos usuários do SUS deve ser dada desde a entrada. Já no acesso à unidade de saúde, as pessoas devem ser bem acolhidas e isso já facilita o trabalho de toda a equipe”, relatou a encarregada de atendimento da UPA da Cidade Operária, Luane Christine Pereira da Luz.
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