Quem esteve no Salão Nacional do Turismo se deparou com uma diversidade infinita de experiências. Nos espaços e ativações da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) e dos parceiros, sabores, texturas, imagens e sons aguçaram os sentidos dos visitantes. Cada um deles foi convidado para um passeio pela cultura, história, cenários e gastronomia tipicamente maranhenses.
A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, avaliou a participação no evento de porte nacional que contou com a presença de todos os estados brasileiros. “Cumprimos tudo o que nos propomos a fazer. Foram quatro dias intensos de trabalho para divulgar o que o Maranhão tem de melhor. Como efeito, esperamos que os visitantes viajem e conheçam o nosso estado de perto, que é muito mais do que o que conseguimos mostrar aqui”, garantiu.
A degustação de produtos típicos foi um dos momentos que mais atraíram a atenção. A carioca Maria da Conceição gostou de provar as geleias, em especial, a de cupuaçu. “Muito gostosa. Todas são gostosas, mas essa achei mais. Gostei muito de conhecer e vou lá para passear”. No balcão de atendimento, também havia camarão, farinha, dados de tapioca e patinhas de caranguejo.
Numa das paredes do estande, a foto dos Lençóis Maranhenses, Patrimônio Mundial Natural, estava acompanhada por cadeiras espreguiçadeiras e areia branca, semelhante a do Parque Nacional. O ambiente interativo e instagramável rendeu inúmeros cliques. Além do Polo Lençóis e Delta, foram representados os polos Chapada das Mesas e São Luís, bem como a tradição do Bumba Meu Boi, que foi ilustrada também na área Brasil em Festa.
A maranhense e atual presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV Nacional), Ana Carolina Medeiros, fez uma visita ao estande. “Estou muito contente pela forma como estão apresentando a cultura, as praias, os Lençóis Maranhenses, a Chapada das Mesas, a gastronomia e a cultura. Estar no Salão de Turismo faz com que as pessoas vejam o quão lindo e maravilhoso é nosso estado e o quanto vale a pena visita-lo”, frisou.
A Setur-MA também acompanhou a agenda da 1ª Assembleia Extraordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), com espaço para a menção do título de Patrimônio Mundial Natural e vídeo sobre o PARNA Lençóis. A secretária estadual, Socorro Araújo, também foi uma das palestrantes do Painel “Mulheres no Turismo”, que destacou a participação, relevância e desafios delas no setor, através de histórias inspiradoras.
Comercialização de produtos e serviços
Empresários do trade maranhense tiveram espaço para divulgar negócios, fazer networking e atendimento personalizado em um dos balcões. Enquanto isso, no Pavilhão 3, o artesanato maranhense enriqueceu a experiência de quem procurava objetos que retratassem o talento manual de cada região. Peças em renda de bilro, do município de Raposa, coloriram araras de roupas, além de itens em fibra de buriti, crochê e cerâmica.
A professora e rendeira, Rita de Cássia, mostrou um pouco da técnica para quem visitou a área do artesanato. “Para mim, essa atividade representa renda familiar e também é terapia. Gostei de participar porque tem divulgação do nosso trabalho, atrai a mídia e engrandece nosso artesanato”, pontuou.
Outra artesã, Zildimar Neves, veio do município de Barreirinhas, do Povoado Palmeira dos Eduardos, para vender chapéus, bolsas e outros acessórios confeccionados em fibra de buriti.
“Trouxe bastante material. A gente retira o ‘olho’ do buriti, risca, puxa, escalda o linho pra ficar macio, põe pra secar, faz tingimento natural ou usa a fibra natural. São peças bem trabalhadas”, explicou.
A ida dos artesãos maranhenses de diferentes municípios foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Setur-MA, a coordenação estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB- MA), e ainda, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA).
Outras parcerias marcantes para divulgar o turismo maranhense, no Salão Nacional, foram com o Serviço Social do Comércio (Sesc-MA), que levou o Centro de Tradições Nordestinas Chegança para representar as danças e manifestações e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MA), que promoveu o Cozinha Show, mostrando o passo a passo do preparo do tradicional arroz de cuxá.
O Salão Nacional de Turismo “Conheça o Brasil” foi realizado pelo Ministério do Turismo (MTur), de 8 a 11 deste mês, no Riocentro, no Rio de Janeiro. Este é o segundo ano consecutivo de retomada do evento.
CONTINUE ACESSADO O BLOG WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAM