O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou nesta quinta-feira (15) o início da retomada das atividades da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados (Ansa), no Paraná. A unidade, que estava hibernada desde o governo Bolsonaro, será reativada após um investimento de R$ 870 milhões da Petrobras. A reabertura da fábrica irá gerar 2 mil empregos temporários durante as obras de recuperação, com previsão de início das operações no segundo semestre de 2025. Além disso, a operação da Ansa deve criar muitos outros empregos diretos e indiretos ao longo de seu funcionamento.
“Emocionante reencontrar esses profissionais que recuperaram seus empregos”, afirmou o presidente ao encontrar os trabalhadores da unidade.
A Ansa será responsável pela produção de ureia, amônia e ARLA 32, contribuindo significativamente para o mercado de fertilizantes no Brasil. Além dos empregos temporários, a fábrica manterá aproximadamente 700 postos de trabalho diretos após o início das operações. Técnicos especializados, que já haviam trabalhado na unidade, foram recontratados para integrar a equipe, acelerando o processo de retomada.
Paralelamente, a Petrobras também anunciou investimentos de R$ 3,2 bilhões na refinaria Presidente Vargas (Repar), em Araucária. Os recursos serão destinados à manutenção e expansão da unidade, que abastece principalmente os mercados do Paraná, Santa Catarina, sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Com esses investimentos, cerca de 27 mil empregos diretos e indiretos serão gerados.
Essas iniciativas integram o plano estratégico 2024-2028 da Petrobras, que prevê a retomada da produção de fertilizantes como uma de suas prioridades. A Ansa terá capacidade para produzir 720 mil toneladas de ureia por ano, atendendo a 8% do mercado nacional, além de reforçar a segurança alimentar e a produção agrícola do país.
CONTINUE ACESSADO O BLOG WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAM