As prisões ocorreram em diferentes localidades: um homem de 39 anos foi preso no bairro Araçagi, outro de 29 anos no bairro Anjo da Guarda, e um terceiro, de 35 anos, foi detido no bairro Sol e Mar, todos em São Luís, capital do estado. Além disso, um mandado de prisão contra o quarto suspeito, de 31 anos, foi cumprido no Centro de Triagem da Marambaia, em Belém, no Pará, onde o investigado já se encontrava preso por outros crimes.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso utilizava métodos sofisticados para executar os crimes, incluindo o uso de bloqueadores de sinal (jammers) para impedir o rastreamento de cargas roubadas. A quadrilha operava de forma articulada, com funções bem definidas entre seus membros, que iam desde a abordagem violenta dos caminhoneiros até a logística de distribuição do combustível roubado.
Cabe destacar que o homem de 29 anos preso no bairro Anjo da Guarda já tinha em seu desfavor outro mandado de prisão preventiva, expedido pela 3ª Vara Criminal da capital, também relacionado a crime de roubo, que também foi cumprido durante a operação desta sexta.
As investigações que resultaram na operação de hoje tiveram início a partir de uma série de roubos de cargas de combustíveis e outros produtos ocorridos em rodovias que cortam o estado do Maranhão. Entre os casos apurados, destaca-se o roubo ocorrido em 24 de março de 2023, em Miranda do Norte, município situado a pouco mais de 1030 km de São Luís, onde a vítima foi feita refém por várias horas enquanto a carga e o veículo eram desviados para um local seguro para os criminosos.
Durante o cumprimento dos mandados, as equipes policiais apreenderam documentos e dispositivos eletrônicos que serão analisados com o intuito de identificar possíveis outros integrantes do esquema criminoso.
Os presos foram conduzidos à sede da Seic, em São Luís, para a formalização dos procedimentos legais e posteriormente encaminhados ao sistema penitenciário, onde permanecerão à disposição da Justiça.
A Operação Estrada Livre reafirma o compromisso da Policia Civil e de todo sistema de segurança pública do Maranhão em combater o crime organizado. Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública apontam que houve redução de mais de aproximadamente 80% nas ocorrências de roubo de cargas no Maranhão no ano passado, em comparação com o mesmo período de 2022.
CONTINUE ACESSADO O BLOG WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAM