Importante apoio para o avanço da produção científica e do debate acadêmico no Maranhão, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) firmaram convênio que resultará na publicação de uma revista histórica. Intitulado “Memória Hoje”, o periódico será semestral e estará disponível nas versões física e eletrônica.
A revista será um espaço de reflexão de temas relevantes para a sociedade maranhense, com foco em diversidade cultural, inclusão social e políticas públicas. O convênio foi assinado nesta segunda-feira (26), pelo presidente da Fapema, Nordman Wall, e pelo presidente da FMRB, Kécio Rabelo.
O presidente da Fapema expressou entusiasmo em relação ao convênio e à relevância da nova publicação. “A parceria com a Fundação da Memória Republicana é um marco para a Fapema e para a ciência e pesquisa do Maranhão. A revista Memória Hoje se configura em oportunidade ímpar de estimular o debate e a reflexão sobre questões fundamentais para a nossa sociedade. Estamos comprometidos em apoiar e promover a produção científica, que tenha impacto na comunidade. Nosso país precisa ter memória e a revista imortaliza a história e preserva nossa memória”, frisou Nordman Wall, que estava acompanhando dos coordenadores da Fapema, Vinícius Martins (Convênios) e Laís Araújo (Jurídico).
A Fapema será responsável por conceder e administrar bolsas para os pesquisadores e equipe de apoio técnico-administrativo, que serão selecionados por meio de edital que deve ser lançado no próximo mês. Este apoio é essencial para garantir que o projeto alcance seus objetivos, reforçando o compromisso da fundação com o desenvolvimento científico e social no Maranhão. O projeto da revista está em consonância com a linha de trabalho da fundação voltada para a popularização da ciência. O convênio terá vigência de 15 meses, com possibilidade de prorrogação e conta com recursos no valor de R$ 598 mil, de emenda parlamentar da deputada federal Roseana Sarney.
Durante seu pronunciamento, o presidente da FMRB, Kécio Rabelo, classificou o momento como histórico. “Estamos concretizando um importante projeto, que compõe o DNA da nossa Fundação, que é a pesquisa e a memória. E é partir destes elementos, iluminados pela ciência, que construímos as políticas públicas. A revista será um instrumento para construir a história e contribuirmos com o país, de forma eficiente”, enfatizou. Ele também agradeceu o apoio da deputada federal Roseana Sarney, que destinou emenda garantindo recursos para a proposta.
Sobre a revista
A revista Memória Hoje surge com a proposta de ser referência para a disseminação de pesquisas e artigos, que abordam aspectos diversos da história e da realidade social maranhense. Com a parceria, as instituições confirmam o comprometimento com a promoção da ciência e do conhecimento, com a perpetuação da memória do estado e do maior acesso às informações e estudos, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional.
O lançamento da revista Memória Hoje promete ser um impulso significativo para a ampliação do acesso ao conhecimento e ao debate acadêmico no Maranhão, promovendo um ambiente de diálogo e reflexão sobre temas de relevância social e cultural. A iniciativa é um reflexo do compromisso das instituições envolvidas com o avanço da pesquisa e o fortalecimento da academia local. Ao proporcionar um espaço de diálogo, a revista soma na construção de uma base mais sólida para a compreensão e enfrentamento dos desafios contemporâneos.
Guardiões da Memória
Na ocasião, foram anunciados novos projetos entre a Fapema e FMRB que serão firmados brevemente. Entre eles está o programa Guardiões da Memória, que será voltado para estudantes, selecionados por meio de edital e que serão capacitados em temas voltados à história e cultura. O projeto vai possibilitar a guarda e atualização da memória histórica do estado.
CONTINUE ACESSADO O BLOG WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAM