Por Eudes Félix
O Governo do Maranhão promoveu cerimônia pública para comemorar o sucesso do Programa Meu Celular de Volta, executado pela Secretaria de Segurança Pública (Polícia Judiciária), e a projeção nacional que a iniciativa ganhou (deu no Jornal Nacional da TV Globo). O governador Carlos Brandão participou da reunião, na qual parabenizou o secretário Maurício Martins e equipe. Na ocasião, foram devolvidos os celulares recolhidos na primeira fase da operação.
Carlos Brandão enfatizou que a operação é resultado dos investimentos em tecnologia e do trabalho de inteligência da Polícia Civil do Maranhão. “Com essa medida vamos coibir esse tipo de crime, porque os bandidos não vão ter mais para quem vender os aparelhos; eles serão rastreados pela polícia e quem estiver na posse será intimado a devolvê-los” comentou o governador.
Interiorização – O secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins, anunciou que a próxima etapa alcançará Imperatriz, constituindo-se no início da fase de interiorização. Depois, acrescentou, novas cidades serão abrangidas pelo programa, que já se mostrou exitoso, com o expressivo número de aparelhos devolvidos, “só na primeira fase”..
O programa começou na Grande Ilha: São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa. Foram recuperados mais de 500 celulares em apenas dois mutirões, número igual ao total de recuperações obtidas entre janeiro e agosto deste ano. Os verdadeiros donos manifestaram, durante a reunião de encerramento do primeiro ciclo, sua aprovação com a iniciativa do governo.
Procedimentos – Quem tem o aparelho roubado, furtado ou perdido deve registrar um Boletim de Ocorrência (BO) numa repartição policial, informando o número do IMEI. De posse dos dados haverá um rastreamento, que identificará a localização. O portador ilícito receberá uma intimação para comparecer perante a autoridade policial e devolver o equipamento.
Novas intimações seguem sendo realizadas, simultaneamente com operações policiais destinadas a cumprir mandados judiciais, visando recuperar os aparelhos. A ação registrou queda de 15% de roubos e furtos de celulares, entre janeiro e setembro, estimou o coordenador do programa, o delegado Luigi Conte.
Objetivos – Segundo o delegado-geral de Polícia Civil, Manoel Almeida Neto, o programa objetiva combater roubos e furtos de dispositivos móveis e coibir o comércio ilegal de celulares. Também visa diminuir a ocorrência de crimes transversais, pois celulares perdidos ou subtraídos contêm aplicativos de bancos, senhas e dados pessoais, facilitando fraudes financeiras, golpes e outros delitos.
Ele reforça que a informação do IMEI é fundamental para o rastreamento. E adianta que a recuperação de celulares perdidos, furtados e roubados já é feita de forma rotineira, desde que registrado o BO com as solicitações pedidas. “Por isso, é fundamental que o cidadão que perca o seu aparelho ou o tenha furtado ou roubado registre o Boletim de Ocorrência e informe o número IMEI do aparelho”.
Demorou, mas saiu
CONTINUE ACESSADO O PORTAL WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAM
CONTATO: (98) 981770832
SIGA NOSSA PÁGINA @fatos_dos_municipios_