Foguete da Innospace, HANBIT-TLV, lançado há pouco do Centro de Lançamento de Alcântara, que se eleva a um novo patamar hoje! Um salve ao seu diretor, Coronel-engenheiro Fernando Benitez e ao Presidente da Agência Espacial Brasileira Carlos Moura! Incansáveis!
Muitas forças trabalharam para que esse evento acontecesse, em particular os Governadores Carlos Brandão e Flávio Dino, além da bancada federal maranhense.
– A participação da UFMA –
Importante também lembrar que a UFMA construiu, com muita luta, dois cursos na área: graduação em Engenharia Aeroespacial e Mestrado em Rede com UEMA, UFRN, UFPE e INPE. São os primeiros cursos do Brasil na área em graduação e mestrado acima do paralelo 16. Mais, o que é lógico: perto do Centro de Lançamento de Alcântara (MA) e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (RN).
Esse lançamento de um foguete coreano só aconteceu pela luta maranhense pela aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, com articulação da força da bancada maranhense e que teve a forte participação da Universidade Federal do Maranhão, inclusive com visitas ao Centro Espacial Kourou, na Guiana.
Importante lembrar o financiamento, pela bancada federal maranhense, para a UFMA, então liderada por José Reinaldo Tavares. Em torno de R$ 30 milhões foram investidos para que se desenvolvesse um programa localmente na área.
Agora a UFMA planeja lançar o primeiro nanossatélite do Estado. Professores e estudantes estão desenvolvendo. Será o próximo passo!
CONTINUE ACESSANDO O BLOG EUDESFELIX.COM.BR PELO FACEBOOK E INSTAGRAM