BACABEIRA/MA – Mostra o melhor São João edição 2018 com muito forró e toda beleza cultural do Maranhão

A prefeita Fernanda Gonçalo não mediu esforços para efetuar mais um MEGA EVENTO para animar o bacabeirense. Várias Bandas tradicionais de outros estados e também da terrinha foram contratadas para animar essa festa cultural que atrai milhares de turistas durante todo o período junino. O Jornal Fatos dos Municípios fará toda a cobertura desse grande evento.

NO MARANHÃO SANTOS TAMBÉM SÃO HOMENAGEADOS

O Maranhão é o único estado brasileiro que comemora quatro santos católicos durante o mês de junho – São João, Santo Antônio, São Pedro e São Marçal. Esta particularidade, que influencia as festas populares do período junino distribui homenagens que são realizadas durante todo o mês. Conheça mais sobre os Santos do São João do Maranhão.
O dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro é comemorado no dia 13 de junho, onde as igrejas costumam distribuir os tradicionais pãezinhos de Santo Antônio. Porém, ao invés de comê-lo, o pão deve ser guardado para garantir fartura de comida durante o ano.

O São João é o grande santo dos festejos juninos, comemorado no dia 24 de junho, aniversário de São João Batista, o santo festeiro. Reza a lenda que nesse dia o santo prefere dormir o dia todo para não ver as fogueiras na Terra e ficar com vontade de descer e comemorar. Nesse dia as pessoas costumam soltar fogos de artifício para tentar acordar o santo.

O dia de São Pedro, o santo protetor dos pescadores, comemorado no dia 29 de junho, começa com os grupos de Bumba Meu Boi se aglomerando no largo em frente à capela de São Pedro, na Madre Deus. É nesse dia que se rouba o mastro de São João. São Pedro é o guardião das portas do céu e responsável por fazer chover na Terra e proteger pescadores e viúvas.

No dia 30 de junho é comemorado o dia de São Marçal e encerra oficialmente os festejos juninos, marcado pelo grande Encontro dos Batalhões de Bumba Meu Boi no bairro do João Paulo, com início desde as 6h da manhã se estendendo até a madrugada do dia 1°. A festa de São Marçal surgiu a partir da proibição aos grupos de Bumba Meu Boi de seguirem para a área do centro da cidade, sob pretexto de manutenção da segurança, ordem e tranquilidade. A polícia não permitia que os brincantes passassem do areal do João Paulo. Lá mesmo, eles se encontravam e desde então o encontro dos grupos de bumba-boi foi se consolidando a cada ano e se expandiu, tomando proporções gigantescas.

Para além destes, há também a comemoração de São Benedito, o santo negro, que é entoado nas manifestações de Tambor de Crioula. As letras das toadas do Tambor de Crioula são uma forma de afirmar a crença em São Benedito, cuja devoção é inspirada, principalmente, pela identificação com a cor da pele do santo pelos brincantes, na sua maioria afrodescendentes.

NA OPORTUNIDADE, O BLOG TAMBÉM APRESENTA A PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO DE SANTA RITA COMANDADO PELO PREFEITO DR. HILTON GONÇALO VEJA…

ACOMPANHE TAMBÉM O BLOG eudesfelix.com.br NO FACEBOOK

Fatos dos Municípios

Voltar ao topo