O Poder Judiciário do Maranhão entregou, na manhã da última quinta-feira 9/2, a 105ª Unidade Interligada de Registro Civil, na cidade de Buriti, na região do Leste Maranhense, 332km da capital. O posto avançado instalado no Hospital Municipal “Benedito Machado” permitirá que recém-nascidos recebam alta hospitalar já com a Certidão de Nascimento.
A unidade funcionará interligada ao cartório de registro civil, por meio da internet, e permitirá que os pais de recém-nascidos possam registrar as crianças ao nascer, dentro da própria maternidade, e possam receber a certidão no estabelecimento de saúde, antes da alta hospitalar da mãe ou da criança. A sala conta com equipamentos novos – computador e impressora – é segura, está equipada com ar refrigerado e funciona dentro da maternidade local.
A entrega da unidade foi feita pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Velten, durante estada no interior do Estado viabilizando ações do projeto “Justiça de Proximidade”, com a participação do juiz da comarca Galtieri Mendes de Arruda, do prefeito municipal José Arnaldo Cardoso, do registrador Pedro Sousa Baldez, responsável pelo Cartório de Ofício Único, da diretora do hospital, Adriana Barros Alves, e de vereadores da Câmara Municipal, que destacaram os benefícios proporcionados aos usuários do serviço extrajudicial.
Presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten e prefeito Arnaldo Cardoso na inauguração da Unidade Interligada. |
Na ocasião, o desembargador ressaltou o interesse na parceria institucional com os órgãos que integram a Rede de Cooperação para o Combate ao Sub-registro na implementação do projeto, por meio dos serviços extrajudiciais delegados aos cartórios pelo Poder Judiciário, e o papel fundamental do Poder Executivo, na linha de frente do projeto. O presidente informou que o Maranhão, atualmente, encontra-se abaixo apenas do Estado de São Paulo em número de UIs em funcionamento.
Durante todo o dia 9/2, o CAP (Centro de Apoio Pedagógico), a Justiça Itinerante, projeto que garante a expansão da prestação jurisdicional, levando o Poder Judiciário até o cidadão, disponibilizou diversos serviços como audiências de Conciliação (Divórcio, Guarda, Pensão Alimentícia, Reconhecimento de Paternidade), exames de paternidade, e Defensoria na Comunidade (Atendimento Jurídico em todas as áreas, solicitação de 2° via de Registro Civil, de Nascimento e Casamento, Busca Ativa de pessoas sem nenhum documento).