Cartão-postal da cidade de Caxias, a Piscina do Ponte é motivo de orgulho para a cidade. Um troféu exibido pelos moradores orgulhosos de uma das obras concluídas pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão, como parte do desafio ‘300 obras e serviços em 100 dias’. “Essa obra, essa revitalização urbanística, trouxe um destaque para a cidade e para o nosso bairro”, relata o professor Evadilson Costa, 45.
A orla da chamada Piscina do Ponte foi revitalizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). O projeto requalificou a estrutura do espaço e é uma das iniciativas dedicadas ao Esporte e Lazer.
“Temos andado pelo estado inteiro entregando benefícios aos maranhenses. Serão 300 obras e serviços nos primeiros 100 dias de gestão, em diversas áreas, para melhorar a vida das pessoas”, disse Brandão.
O investimento estadual afetou positivamente a vida de pessoas como o professor Evadilson. Natural de Caxias, sempre viveu no Bairro Ponte – a localidade ganhou esse nome devido a uma ponte construída sobre um riacho da região. Ainda criança, o professor brincava no riacho e lembra que há anos a comunidade esperava pela obra.
“Há anos a comunidade ansiava por isso. A gente quer preservar esse bem natural para os nossos filhos e futuras gerações”, aponta o professor. Geógrafo com mestrado em Meio Ambiente, o professor acredita que a obra de urbanização é importante para a conscientização ambiental, incremento ao turismo e dinamização da economia.
“É um passo importante para a conscientização ambiental e preservação do meio ambiente. Temos aqui a atividade física, que traz saúde. Aqui também você pode agregar valor comercial, já que, como ponto turístico, o espaço atrai mais pessoas. É um ponto que favorece o turismo e o desenvolvimento local”, avalia Evadilson.
A Piscina da Ponte conta com playground, quadra de futebol de areia, pista de caminhada e novos espaços de convivência. Outra obra estadual também reconfigurou a paisagem de Caxias: a obra de revitalização da Beira Rio. O jornalista Bruno da Luz mora há décadas na região e acredita que a obra transformou o local.
“Houve uma revitalização e, além de trazer um novo ambiente, um novo espaço de lazer, passeios e esportes, dá oportunidade para as pessoas que trabalham nos quiosques. Também valoriza a natureza, que é o nosso Rio Itapecuru”, opina o jornalista.
Castelão, Praças, Areninhas e outros projetos
Em São Luís, o tradicional palco do esporte maranhense, o Estádio Governador João Castelo, popularmente conhecido como Estádio Castelão, ganhou obras de manutenção preventiva e corretiva. O espaço teve os placares eletrônicos recuperados, serviços de impermeabilização de arquibancadas, troca de refletores, reforma e recuperação de vestiários, entre outras ações.
No cronograma das 300 obras prontas em 100 dias, constam ainda outros investimentos para alavancar o esporte, como o projeto de Areninhas Esportivas, que chegaram a cidades como Barra do Corda, Timon, Jatobá, Primeira Cruz, São Francisco do Maranhão e Nova Iorque do Maranhão. As Areninhas são campos de futebol society, compostos por campo com cobertura de grama sintética, arquibancada, alambrado com altura de 4 metros, iluminação específica e academia ao ar livre.
“É uma alegria muito grande receber essas obras do governo aqui no município de Jatobá. A população agradece e a cidade se desenvolve”, afirma o enfermeiro Natan Nascimento, sobre a entrega da Areninha Esportiva na sua cidade, o município de Jatobá, a cerca de 400 km de São Luís.
No pacote comemorativo pelos primeiros 100 dias de gestão, obras que levam oportunidade de lazer e esporte para todas as regiões, a exemplo da Praça de Eventos inaugurada no município de Paulo Ramos. Construída em uma área onde antes era realizado o descarte irregular de lixo, a Praça de Eventos de Paulo Ramos deu um novo visual para a cidade, como conta a lavradora Francilene Cassiane, que mora a um quarteirão da nova praça.
“Aqui era lixo e hoje tem muita diversão para as crianças e para os adultos e idosos. A gente também vem à tarde para fazer uma caminhada. Aqui era um lixo e agora é um espaço para a população se encontrar. Ficou muito bom e muito bonito”, elogia Francilene.
Em 100 dias, também foram concluídas outras obras com foco no esporte e lazer, como Praças da Juventude, Quadras Poliesportivas e Quadras de Areia, por meio de projetos executados pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), em vários municípios maranhenses.
CONTINUE ACESSANDO O BLOG EUDESFELIX.COM.BR PELO FACEBOOK E INSTAGRAM