Depois de suspender o julgamento, o ministro Luiz Fux , do Supremo Tribunal Federal (STF), deve liberar o processo para a próxima sessão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que vai analisar um dos processos disciplinares contra o procurador chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol. A informação é do jornal O Globo.
Se confirmada a liberação do julgamento por Fux, o processo poderá ser julgado a partir do dia 26, data da próxima sessão do conselho. Caso contrário, poderá haver prescrição impedindo uma eventual punição, que pode ser uma advertência, censura, suspensão ou demissão.
Na segunda, Fux atendeu ao pedido de Deltan e determinou que o conselho retirasse o processo da pauta de julgamentos marcada para o dia seguinte. O argumento era de que ainda não tinha recebido informações sobre o procedimento no conselho e, como julgamento estava agendado para a última terça-feira, considerou mais prudente suspender a análise do processo.
Segundo apuração da jornalista Mônica Bergamo, o clima azedou no STF com a liminar concedida por Fux suspendendo o julgamento do processo disciplinar contra Deltan.
O processo disciplinar foi aberto pelo próprio presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, por conta de uma entrevista de Dallagnol à rádio CBN na qual dizia que ministros da Corte formavam uma “panelinha” e sinalizavam “a favor da corrupção”.
Brasil247