Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Relações Institucionais (SRI), aconteceu nesta terça-feira (11), no auditório do Edifício João Goulart, a 1° Rodada de Conhecimento do Autismo, com o tema “Compreendendo a Dimensão do Autismo – Mais informação, menos preconceito”. O evento visa, por meio de palestras, informar, dialogar e conscientizar sobre como lidar e tratar pessoas que possuem o transtorno do espectro autista (TEA).
A secretária de Estado de Relações Institucionais, Silvia Carla Ferreira, comentou sobre a importância da ação realizada pelo Governo. “Nós estamos no mês azul, o mês onde nós discutimos e falamos sobre a conscientização do autismo. Observamos que nosso governador Carlos Brandao tem se sensibilizado com esta pauta, no início de mês ele entregou a primeira Casa TEA 12+, que é um espaço onde pais, familiares e o próprio autista estará tendo oportunidade de ser acompanhado e tratado de maneira digna, o Governo tem apoiado essa pauta”, frisou.
Também presente no evento, a secretária adjunta de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Beatriz de Carvalho, comentou sobre a necessidade de ações de conscientização como essa. “A realização de eventos como esse que acontece hoje é de fundamental importância para o avanço das políticas para as pessoas com deficiência. Hoje tratamos aqui das pessoas com autismo e de todas as questões que as envolvem; esses são momentos de conhecimento e sensibilização, são momentos de proporcionar que as pessoas possam tratar a diversidade humana da melhor forma possível”, destacou.
Diolinda Coutinho, coordenadora do Maranhão Solidário e mãe do Davi de 4 anos, destacou a importância das ações do governo para pessoas com autismo e seus familiares. “A gente se sente incluída, respeitada, amada e principalmente nossos filhos tendo um futuro melhor. Creio que o Governo, através dessas clinicas e através desses profissionais que tem ido às comunidades, vai levar dignidade a essas famílias. Eu, como mãe, só tenho a agradecer ao Governo do Estado.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), uma em cada 160 crianças são autistas. Ainda segundo a instituição, houve um aumento da conscientização sobre o tema e a maior busca pelo diagnóstico.
CONTINUE ACESSANDO O BLOG EUDESFELIX.COM.BR PELO FACEBOOK E INSTAGRAM