O governo Brandão e o governo federal vêm executando um trabalho de transformação impressionante no Porto do Itaqui, consolidando-se como um dos mais estratégicos do Brasil. Sua expansão tem atraído bilhões em investimentos privados, impulsionando não apenas a economia do estado, mas também a logística nacional, especialmente no agronegócio e no abastecimento de combustíveis para o Nordeste.
Enquanto outros portos brasileiros enfrentam gargalos, o Itaqui avança com novos terminais, ampliação de capacidade e modernização. É um dos principais corredores de exportação de grãos (soja e milho) e importação de fertilizantes, além de ser crucial para o escoamento de combustíveis, atendendo as demandas regionais.
Localizado próximo a rotas internacionais, o Itaqui reduz custos e tempo de escoamento em comparação com outros portos do Sudeste. Ele serve como “hub” para o Arco Norte, rota logística que está revolucionando as exportações brasileiras, evitando os congestionamentos dos portos de Santos e Paranaguá.
A expansão gera milhares de empregos diretos e indiretos, impulsionando setores como logística, indústria e comércio. Atraindo novas indústrias e investimentos em infraestrutura, como ferrovias (Ferrogrão, Ferrovia de Integração Oeste-Leste – FIOL) e rodovias. O porto pode transformar o Maranhão em um novo polo de desenvolvimento, semelhante ao eixo São Paulo-Minas-Rio, mas com foco em commodities e energia.
Apesar do avanço portuário, o estado ainda precisa melhorar estradas e ferrovias para otimizar o escoamento e a industrialização como agregar valor às commodities, criando zonas de processamento e refinaria (como a Premium I e II, da Petrobras) não esquecendo da sustentabilidade, pois o crescimento deve ser acompanhado de políticas ambientais para evitar os impactos negativos.
O estado do Maranhão pode se tornar um grande hub logístico e industrial, especialmente com
Investimentos em energia (complexos eólicos, termelétricas e biocombustíveis) e expansão do agronegócio (região do Matopiba).
São Luís e o Maranhão como todo pode se beneficiar se o ritmo de investimentos continuar. O Estado pode sim se tornar um dos principais motores econômicos do Nordeste, atraindo negócios e pessoas em busca de oportunidades – assim como São Paulo fez no século XX.
O Porto do Itaqui é um dos grandes trunfos do Brasil para o futuro e seu sucesso pode redesenhar o mapa logístico e econômico do país com o Maranhão no centro desse crescimento.