Profissionais que atuam em cargos de supervisão e liderança nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Grande Ilha, que são gerenciadas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), participam, durante esta semana, do Treinamento de Processos de Gestão da Qualidade. A capacitação prossegue até sexta-feira (24).
O foco do treinamento é capacitar as equipes dentro de cada área de atuação, trazendo à tona conhecimentos sobre gestão da qualidade e dos processos específicos de cada área de atuação. “A nossa intenção é que a qualidade do serviço seja aperfeiçoada e que o usuário sinta o reflexo no aprimoramento da qualidade, no atendimento e na estrutura”, pontou a assessora clínica da Emserh, Taynah Camarão.
O treinamento é dividido por área e cada dia da semana uma categoria profissional vai participar. Na segunda (20), foram capacitados os colaboradores da Supervisão Administrativa. Nesta terça-feira (21) está sendo voltado aos profissionais da Fisioterapia.
Na quarta-feira (22), para o setor de Farmácia e, na quinta-feira (23), para Serviço Social. Na sexta-feira (24), o treinamento será para as lideranças da Enfermagem e para encerrar, na próxima segunda-feira (27), será com lideranças dos setores de Terapia Ocupacional, Nutrição e Psicologia.
Temas como indicadores assistenciais de desempenho, base da gestão da qualidade e os principais processos nas diversas áreas, fazem parte da programação. Durante a manhã é feita a abordagem teórica e à tarde é aplicado o processo de metodologias ativas de aprendizagem, por meio de oficina prática.
A gerente de Qualidade Assistencial da Emserh, Yole Saraiva, explica que a abordagem principal do treinamento é fornecer informações básicas da gestão da qualidade, indicadores assistenciais de desempenho e os principais processos em suas áreas de atuação.
“A ideia é que a gente padronize, cada vez mais, os nossos serviços, desenhando os fluxos de atendimento e protocolos clínicos. Quanto mais organizados estivermos e qualificados sobre os processos da qualidade, mais a gente vai conseguir ofertar um atendimento de segurança centrado no cuidado ao paciente”, frisou Yole Saraiva.
O treinamento começou pelas UPAS e, depois, seguirá para os outros perfis de atendimento, como policlínicas e hospitais. “Esses treinamentos são importantes porque buscam um atendimento de qualidade, humanizado. É muito importante entregar um serviço que de fato atenda às necessidades das pessoas”, diretor UPA Itaqui-Bacanga, destacou Júlio Reis.
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