Existem inúmeras hipóteses sobre quando surgiu o dia da mentira, o que se sabe é que no Brasil começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou no jornal impresso A Mentira, lançado no 1º de abril de 1828, a notícia do falecimento de Dom Pedro I, desmentida no dia seguinte.
Já a verdade é que até hoje as pessoas aproveitam a data para liberar a imaginação enganando umas às outras, mas tambem há quem faça isso sem levar em conta o dia. O prefeito de Conceição do Lago Açu é um desses exemplos, como prova publicação reproduzida por ele e pela prefeitura nas redes sociais.
No caso de Alexandre Lavepel, o Divino, a data escolhida para ‘pregar uma peça’ foi 23 de fevereiro desse ano quando se comprometeu a pagar reajuste de 15% no piso salarial dos professores da educação básica, estabelecido por lei e pelo MEC.
O anúncio, apesar de mentiroso, foi feito com grande estardalhaço e em letras garrafais que diziam: “COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO!” e “REAJUSTE DE 15% PARA OS PROFESSORES DE CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU”.
Nas duas frases destacadas na propaganda oficial do município só há mentiras, pois Alexandre Lavepel não cumpriu com a educação, deixou de aplicar o resajuste do salário referente ao mês de março, e agora está sendo cobrado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão – SINPROESEMMA, que, por ofício, solicitou do prefeito explicações sobre o descumprimento da lei e pela falta de palavra. “Dessa forma solicitamos informações assim como tabela de vencimentos aplicando o reajuste de 15% conforme oficializado por Vossa Excelência”, diz o final do documento que pode ser lido abaixo na integra.
O piso nacional dos professores da Educação Básica deve ser pago integralmente aos docentes que cumprem 40 horas semanais. Ele é definido pelo Governo Federal, mas pago pelas prefeituras e pelos governos estaduais.
Pavio curto
Alexandre Lavepel é de temperamento explosivo, como muitos goianos. O conheço bem, viajamos juntos na companhia do saudoso empresário Edvaldo Lacerda (Bavepel), seu tio. Asseclas de Alexandre, o Divino, até gostam de inflar seu ego o descrevendo como “veio duro”, coisa que não vem sendo.
CONTINUE ACESSANDO O BLOG EUDESFELIX.COM.BR PELO FACEBOOK E INSTAGRAM