Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou nesta quinta-feira, 17, na caravana que percorrerá 4 mil quilômetros pelos nove estados do Nordeste; iniciou seu trajeto de Salvador, onde participou, junto com o governador da Bahia, Rui Costa, e de dezenas de líderes, de visita às obras da linha 2 do metrô; ao lado de juristas e advogados, estará na Pupileira, às 17h, em mais um ato de lançamento do livro Comentários a uma Sentença anunciada – O Processo Lula; também nesta quinta-feira, a história se repetiu; 11 anos depois o garotinho que tinha 7 anos que voa na foto para acariciar Lula reencontra-o e se emociona.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou nesta quinta-feira, 17, na caravana que percorrerá 4 mil quilômetros pelos nove estados do Nordeste.
Lula iniciou seu trajeto de Salvador, onde participou, junto com o governador da Bahia, Rui Costa, e de dezenas de líderes, de visita às obras da linha 2 do metrô.
As obras do metrô eram de responsabilidade da prefeitura e ficaram mais de 10 anos paradas, segundo diz o presidente do PT de Salvador, Gilmar Santiago, ao site da fundação. “A prefeitura estava na mão dos carlistas, e durante esse período a obra ficou 10, 12 anos parada no mesmo lugar, com muita história de corrupção. Um dos ministros de Michel Temer, o da articulação política, é citado em denúncias do Tribunal de Contas”, afirma.
Em seguida, o ex-presidente segue para a Arena Fonte Nova, onde fará o lançamento de mais uma fase do Memorial da Democracia, apresentada no mês passado em Belo Horizonte.
Embora algumas versões tenham circulado por diferentes veículos, informando que o trajeto começaria por Feira de Santana, a assessoria do ex-presidente confirmou que o início será pela capital baiana. O roteiro completo da viagem não será divulgado com antecedência por questão de segurança. O final da viagem está previsto para o Maranhão, em 5 de setembro.
Na sexta-feira (18), Lula vai ao Festival da Juventude, na mesma cidade, às 15h. No mesmo dia, em São Francisco do Conde, Lula será patrono na colação de grau de estudantes da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), às 19h.
No sábado (19), a caravana para em Feira de Santana, onde participa de atos em defesa de políticas públicas para o semiárido e Agricultura Familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e de cisternas.
Durante o percurso, Lula se encontrará com políticos, empresários, sindicalistas e movimentos sociais em eventos nas capitais, cidades próximas e no interior. O projeto das novas caravanas está sendo organizado pelo PT e pelo Instituto Lula, com participação da Fundação Perseu Abramo.