Nada menos que 40 pessoas estão internadas nas UTIs em estado grave, infectadas pelo coronavírus, enquanto desavisados brincam de fazer ginástica aglomerando-se em espaços públicos como praias, seguindo, assim, as orientações do alucinado presidente Jair Bolsonaro. Com isso, colocam em risco suas vidas e as dos outros, já que não é possível precisar quem está infectado ou não olho nu.
Para contornar esse procedimento perigoso, o governo do Estado bloqueou todas as entradas da Avenida Litorânea durante o final de semana, entendendo-se que o agravamento da pandemia no Maranhão é uma realidade: 37 novos casos da Covid-19 foram confirmados desde o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde que marcou 96 vítimas, portanto em menos de 24 horas.
Como em todo o Brasil, o principal temor é de que o crescimento do número de infecções provoque o estrangulamento da rede hospitalar e faltem UTIs para tratar os doentes de todos os males.
Mentiras e fake news
Além do relaxamento das recomendações de médicos, cientistas e infectologistas pela necessidade do isolamento social, o governo do Maranhão está tendo que enfrentar também as fake news. Postagens de bolsonaristas criminosos visam minimizar e tumultuar ações efetivas do poder público de combate ao coronavírus, aumentar a níveis insuportáveis pela rede hospitalar do Estado o número de doentes e, assim, desmoralizar as ações do governo na luta contra a Covid-19. Querem matar gente.
Na última MENTIRA estão dizendo nas redes sociais que “O Maranhão todo, a partir de amanhã, estará fechando todas as fronteiras, inclusive entre regiões e municípios”. Óbvio que a deslavada MENTIRA teve a pretensão de jogar a população contra as medidas do governador Flávio Dino, mas foi desmentida imediatamente. Notícia falsa, na curva ascendente de uma pandemia mortal, é coisa de gente porca, criminosa, sem escrúpulos e sem alma, que faz política com a desgraça alheia.
Último Boletim da Secretaria da Saúde
O último relatório da Secretaria da Saúde informa que já são 133 os casos de Covid-19 no Maranhão, sendo que 29 pacientes foram recuperados. Ocorreram 2 mortes e são 1040 agora os suspeitos catalogados.
Desses 133 casos, 121 são de São Luís e 40 pacientes estão internados em UTIs. Entre os 37 novos casos, 23 são mulheres e 14 são homens. Dos 133 atingidos pelo bacilo, 2 tem idade entre 0 a 9 anos, 17 de 20 a 29 anos, 32 de 40 a 49 anos, 43 de 30 a 39 anos, 17 entre 20 e 29 anos, 19 de 50 a 59 anos, 13 de 60 a 69 anos e 7 com mais de 70 anos. O que desmente, de uma vez por todas, que a Covid-19 é uma doença de velhos.