O município de Pastos Bons cidade bicentenária a 550 km da “Grande Ilha” de São Luis localizada no médio sertão maranhense comemorou em grande estilo os 254 anos de emancipação política com inaugurações de obras, investimentos sociais em diversas áreas e uma vasta programação incluindo eventos esportivos religiosos e shows com as bandas de forró (Romim Mata) e (Felipão) onde atraíram grande participação popular lotando a praça de eventos.
Três dias de festas alusivas aos 254 anos do aniversário de Pastos Bons foi comemorada com grande participação popular e elaborada pela prefeitura municipal, e Secretaria de Educação e Cultura. O início da festa foi no dia 14 de julho com Gincana Cultural em frente à prefeitura.
Nos dias 26 e 27 (quinta e sexta-feira) O Festival da Cachaça (almoço no local) e em seguida deslocamento para a unidade produtiva de cachaça Vale do Riachão em Sucupira do Riachão.
Depois teve Futebol dos amigos de Pastos Bons no campo do Dito e após, o grande momento do lançamento da 48ª do jornal do Dr. Celso Botelho na Academia de Letras, História e Ecologia da Região Integrada de Pastos Bons onde se reuniu filhos ilustres que, na ocasião foi homenageada a memória do acadêmico, Herculano Moraes falecido em 17 de maio de 2018.
O jornal Pastos Bons é uma iniciativa do pastobonense, Celso B. Coelho, que aos 96 anos, mantém a tradição de visitar sua cidade natal periodicamente para difundir cultura, letras e ecologia, através dessa Academia de Letras que fundara em 2005.
A solenidade contou com a presença de Celso Coelho, presidente da Academia, o acadêmico José Newton de Freitas Coelho, a juíza de direito titular da comarca de Pastos Bons, Dra. Lyanne Pompeu de Souza Brasil, o padre Ego Shutz além da prefeita Iriane Gonçalo.
“Este é um momento muito importante para nós, pois aqui reunimos tudo e mais um pouco da nossa história, da nossa cultura, literatura através desses imortais que compõem esta Academia onde não medimos esforços através da secretaria de educação com Claudiana Câmara, em proporcionarmos toda estrutura necessária para o desenvolvimento das atividades acadêmicas”, comentou a prefeita Iriane ao jornal Fatos dos Municípios.
A GRANDE FESTA
No dia 28 de julho (sábado), o dia oficial do aniversário, uma queima de fogos desperta o amanhecer e logo às 8hs o hasteamento de bandeiras acompanhado com o Hino de Pastos Bons pelo coral da Escola de Música Zacarias Rêgo, corte do bolo comemorativo com o tradicional parabéns pra você na prefeitura Municipal onde estiveram presentes a prefeita Iriane Gonçalo, o primeiro cavalheiro Jeremias Gaspar, o vice-prefeito Francisco Antunes Camapum, vereadores, secretários, o ex-prefeito Enoc Mota, filhos ilustres, familiares amigos e convidados. Alguns usaram da palavra e elogiaram a administração da prefeita Iriane Gonçalo.
INAUGURAÇÕES
Após solenidade na prefeitura a caravana seguiu para as inaugurações do CRAS Santa Maria e Revitalização da Academia de Saúde Maria Tereza, inaugurações de calçamentos de ruas e avenidas, do Centro de Especialidades Odontológicas, do Centro Cultural Ana Fernandes (Camapum), da Escadaria Raimundo Nonato de Sousa. Também foi realizada sessão solene, na qual foram entregues títulos de cidadãos pastobonenses a pessoas ilustres do município.
CORRIDA DE PRADO E CAVALGADA
Por outro lado, no Parque de Vaquejada Saturnino Souza acontecia a corrida de prado com vários participantes atraindo grande participação popular onde foram entregues prêmios aos vencedores dessa modalidade esportiva.
O marido da prefeita Iriane, Jeremias Gaspar como amante dessa atividade esportiva e também cavalgada falou ao jornal Fatos dos Municípios. “Estou muito feliz em ver os participantes desse esporte que sou apaixonado, exibirem seus melhores animais concorrendo prêmios e se tornando vencedores. O povo está feliz com a nossa gestão e fazemos para o bem estar dessa gente”, enfatizou Jeremias. A prefeita Iriane Gonçalo também se manifestou ao nosso jornal e comentou das dificuldades em que passa o município, mais se empenha o Maximo para manter as tradições festivas e o desenvolvimento social de Pastos Bons.
Em seguida o desfile da Grande Vaquejada de Pastos Bons que foi acompanhada por uma multidão pela Avenida principal encerrando em frente a igreja Matriz onde foram entregues a premiação aos vencedores das atividades esportivas.
O ENCERRAMENTO
A programação deu continuidade no dia seguinte 29 de julho (Domingo) com o II Passeio Ciclístico os Amigos do Pedal em comemoração aos 254 anos de Pastos Bons, entrega de títulos “Cidadão Pastoboense” e encerrando com Chave de Ouro, o mega show de ROMIM MATA e FELIPÃO ficando apenas aquele gostinho de QUERO MAIS. Parabéns Iriane, parabéns Pastos Bons!
Por Eudes Félix
ACOMPANHE O BLOG eudesfelix.com.br PELO FACEBOOK