“Vocês sabem quando os reitores das universidades, em vários países da região, eram escolhidos da forma que Bolsonaro e Weintraub querem?”, questionou a cineasta Petra Costa, em seu twitter. “DURANTE AS DITADURAS MILITARES”, ela mesma respondeu, em letras garrafais. “Esse governo tem pés de pato, bico de pato, rabo de pato, anda que nem pato…”, complementou a cineasta que dirigiu “Democracia em Vertigem”. Saiba mais sobre o caso:
Jair Bolsonaro editou Medida Provisória (MP) que permite ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, escolher reitores temporários das universidades federais durante o período de pandemia. A informação é do portal G1.
A MP foi publicada na edição desta quarta-feira (10) do “Diário Oficial da União” (DOU) e já está em vigor. O texto precisa ser aprovado pelo Congresso em até 120 dias para não perder a validade.O texto exclui a necessidade de consulta à professores e estudantes ou formação de uma lista para escolha dos reitores. Em 2019, o governo interveio na nomeação de ao menos 6 reitores, entre as 12 nomeações que haviam sido feitas até agosto daquele ano.
“Não haverá processo de consulta à comunidade, escolar ou acadêmica, ou formação de lista tríplice para a escolha de dirigentes das instituições federais de ensino durante o período da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia da Covid-19”, diz o texto.