Em reunião realizada neste sábado, a Associação das Quebradeiras de Coco de São Benedito do Rio Preto recebeu representantes e lideranças comunitárias para discutir avanços do projeto de subvenção do babaçu, iniciativa do Governo do Estado que tem garantido melhoria de renda para mulheres quebradeiras e homens extrativistas da região.
A presidente da associação, Carleane, destacou a importância da mobilização.
“Hoje nos reunimos com várias mulheres para prestigiar o evento e repassar algumas pautas. Também contamos com a presença da dona Luzia, presidente da Associação das Quebradeiras de Coco de Presidente Vargas, que trouxe contribuições importantes para esclarecermos junto às nossas companheiras”, afirmou.
De acordo com Luzia, o projeto já vem trazendo resultados positivos em Presidente Vargas, onde mais de 350 mulheres e homens participam da associação. Ela relembrou que a chegada da iniciativa a São Benedito do Rio Preto se deu a partir do apoio de Francisco, morador do município, que apresentou a experiência e incentivou a implantação local.
“Eu disse a ele que sim e hoje estamos aqui, com a presidente Carleane, que tem feito um trabalho diferenciado, sempre preocupada com as pessoas mais carentes e com a inclusão delas nos programas do Governo do Estado”, ressaltou.
Além do fortalecimento do extrativismo, a criação da associação no município abre portas para a chegada de novos programas sociais e produtivos.
“A grande importância dessa associação não está apenas na quebra do coco. Com o apoio da comunidade, poderemos conquistar ainda mais benefícios para São Benedito do Rio Preto. E é isso que esperamos: que o projeto consiga atender às necessidades do povo mais carente”, concluiu Luzia.
Galeria de fotos