SÃO LUIS / MA – A comemoração alusiva aos 30 anos da UMIB – Unidade Mista Itaqui Bacanga .

São 30 anos a serviço da área Itaqui Bacanga hoje com seus trezentos e sessenta mil habitantes, 27 bairros, 9 invasões sem incluir a Vila Maranhão, a Unidade Mista Itaqui Bacanga bate recorde em atendimento na área da saúde.

Fundada em 1989, na gestão do prefeito Epitácio Cafeteira e sua equipe técnica foi inaugurada a UMIB juntamente com as unidades mistas do Bequimão, Coroadinho, São Bernardo e o Grande Maiobão que também aniversariam em 11 de Abril.

Durante esses trinta anos a UMIB passou por vários gestores como; Dr. Raimundo Nonato, Dr. Francisco Marinho, Dra. Conceição Araújo, Dra. Ana Cleide Vasconcelos, Dra. Daniele Palácio, Dr. Dênio Dourado entre outros que desenvolveram um excelente trabalho e deixando um legado de muita luta e transparência voltado para a aqueles mais necessitados, trabalhando, sobretudo no âmbito da saúde para que nada faltasse no setor para a população.

Hoje na gestão da gloriosa Gabriela Diniz e o vice-diretor Victor Dutra as coisas têm avançado positivamente com toda equipe que compõe a UMIB principalmente com o serviço social que evoluiu muito nos últimos tempos. A princípio o serviço era ofertado somente no ambulatório por deficiência de assistentes sociais. Em 2014 houve uma evolução com o aumento de pessoal no quadro de assistentes dai o serviço passou a ser ofertado diurnamente com o setor já totalmente instrumentalizado. Atualmente a UMIB possui cobertura em todos os setores em oferta (SD) escuta qualificada além dos avanços na garantia de direito a população atendida com direcionamento na busca de melhoria e valorização do serviço social.

A Unidade Mista Itaqui Bacanga é uma instituição destinada ao atendimento 24h e tem seis leitos para observação. Possui 26 leitos adultos para internação hospitalar (10 femininos e 16 masculinos), atende varias especialidades médicas na área ambulatorial, clínico geral, psicológicos, ginecologia, cardiologia, pediatria, fisioterapeutas, Urologistas, dermatologista, nutrição, serviços de enfermagens e serviço social. Ainda executa exames laboratoriais, vacinação para adulto, crianças e gestantes além de atuar no controle de tuberculose, hanseníase, pré-natal e muitos outros procedimentos visando atender indistintamente a população.

A FESTA

A solenidade começou com a Oração do Pai Nosso, depois momento de reflexão com o pastor Ananias e em seguida a composição da mesa com a diretora Gabriela Diniz, O vice Victor Dutra, secretário municipal de saúde Lula Filho, o superintendente da rede de saúde SEMUS Charles, Tenente Cel. Edivaldo Mesquita, Delegado Policia Civil Dr.Renato, Luciene da Rede, ex-diretora Ana Cleide além de outras personalidades.

FALAS E HOMENAGENS

Usaram da palavra todos que compunha a mesa, além da senhora Maria de Jesus que representou o vice-prefeito Júlio Pinheiro e todos os homenageados com medalhas pelo bom serviço prestado na UMIB.

Todos elogiaram o trabalho que vem sendo executado na gestão atual através da gloriosa Gabi e sua equipe de assessores que demonstram muita sintonia e responsabilidade voltada para o bem estar da população.

“Fico muito feliz em ver uma equipe desenvolver um excelente trabalho dentro da nossa realidade e crise em que passa a saúde no país. As dificuldades barram as ações  más não impedem que a prefeitura municipal de São Luis faça a sua parte. Nosso objetivo é melhorar dando suporte para que tudo possa fluir da melhor maneira possível”, Falou o secretário Lula Filho em entrevista ao jornal Fatos dos Municípios.

“A cada dia aprendemos mais com essa equipe maravilhosa que compõe a UMIB o importante é a força de vontade para direcionarmos o nosso trabalho”, enfatizou Gabi.

Por outro lado Victor falou “Estou empenhado a desenvolver um bom trabalho para todos ao lado da diretora Gabi onde compartilhamos ideias tentando melhorar cada vez mais”, declarou Victor.

O ENCERRAMENTO E O CORTE DO BOLO

No ato final, todos cantaram o tradicional “PARABÉNS PRA VOCÊ”, depois o corte do bolo e em seguida foi servido um belíssimo almoço ao som de músicas ao vivo, restando para todos aquele gostinho de QUERO MAIS. Parabéns UMIB.

Por: Eudes Félix

CONTINUE ACESSANDO O BLOG EUDESFELIX.COM TAMBÉM PELO FACEBOOK

Fatos dos Municípios

Voltar ao topo