Com o fim das eleições municipais 2024 e com o resultado das urnas, começa um novo ciclo eleitoral, agora visando a disputa de 2026. No Maranhão, diante das vitórias e derrotas de diversos grupos políticos, o Blog do Domingos Costa faz uma análise acerca da corrida pelas 42 cadeiras da Assembleia Legislativa do Maranhão, como segue a ordem das fotos acima:
1 – Marcos Miranda
Empresário bem-sucedido, Marcos Miranda (União Brasil) perdeu a disputa pela prefeitura de Bacabal; contudo, saiu fortalecido das urnas com 23.278 votos (41,64%). Além disso, sua esposa Marlene foi reeleita prefeita na cidade de Bom Lugar, sem nenhum adversário. Miranda é um dos nomes com grande possibilidade de vencer as eleições de 2026 como candidato a deputado estadual.
2 – Adailson Machado
Reeleito prefeito da cidade de Paulo Ramos com quase 70% dos votos, Adailson Machado (PP) também conseguiu eleger o irmão, Nénem Machado, no município vizinho de Marajá do Sena. Já a esposa, Dulcinha, perdeu em Satubinha, contudo manteve seu grupo político. Portanto, caso queira, Adailson poderá renunciar ao mandato para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa ou até mesmo colocar um familiar para ser o candidato em 2026, que possui grandes chances de eleger.
3 – Gleydson Resende
O prefeito eleito da cidade de Barão de Grajaú, Gleydson Resende (União Brasil), está praticamente definido que irá renunciar em 2026 para concorrer à cadeira na Assembleia Legislativa. O pai dele, Edmilson Carvalho, foi candidato a prefeito de Sucupira do Riachão e ficou em segundo lugar; já o sogro, ex-prefeito José Laci, ficou em segundo lugar na cidade de Raposa. Além disso, Gleydson possui bases eleitorais espalhadas por todo o Maranhão.
4 – Cidônio Gonçalves
O empresário, que é irmão do ex-prefeito da cidade de Açailândia, Ildemar Gonçalves dos Santos, obteve o segundo lugar na disputa pela prefeitura. Cidônio Gonçalves saiu das urnas com 18.794 votos (30,80%) e é outro nome muito competitivo para a eleição de 2026, quando certamente será candidato a deputado estadual.
5 – Luciano Leitoa
Ex-deputado federal e ex-prefeito de Timon, Luciano Leitoa (PDT) é um daqueles nomes que não podem ser subestimados. Embora derrotado nas eleições deste ano, o grupo político da prefeita Dinair, que não conseguiu a reeleição, a família Leitoa ainda tem tradição o bastante para eleger um representante na Assembleia Legislativa.
6 – Paula Prata
Esposa do prefeito reeleito da cidade de Santa Inês, Paula Prata deverá disputar uma cadeira de deputada estadual em 2026. Conforme checagem, Felipe dos Pneus já se articula para fazer da primeira-dama uma das mais votadas do Maranhão na eleição vindoura. Vale ressaltar que o prefeito conhece bem esse caminho, uma vez que já foi deputado estadual.
7 – Hernando Macedo
Ex-prefeito de Dom Pedro, empresário, filho de outro empresário, irmão de deputado federal e tio de vereador de São Luís: essas são algumas das credenciais de Hernando Macedo, que está em pré-campanha aberta para a disputa de uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2026. Ele conta com o apoio do irmão, o presidente estadual do Podemos, Fábio Macedo, deputado federal pelo Maranhão.
8 – Dr. Erik
Prefeito de Balsas que termina o segundo mandato consecutivo agora em dezembro, Dr. Erik deverá começar o projeto de chegar à Assembleia Legislativa. A esposa ocupa atualmente a vaga, a deputada estadual Dr. Vivianne Martins. Mesmo bem avaliado entre os balsenses, o médico não conseguiu eleger o seu sucessor, mas ainda possui grande prestígio político na cidade.
9 – Luciano Genésio
Um dos políticos mais exitosos da Baixada Maranhense, Luciano Genésio deverá ser nome certo na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2026. Ele terminará o segundo mandato consecutivo de prefeito de Pinheiro em dezembro deste ano e, então, começará a colocar em prática o seu projeto de ser deputado estadual.
10 – Amovelar Filho
Outro ex-prefeito que termina o segundo mandato consecutivo agora em dezembro é Luis da Amovelar Filho. Apesar de ter perdido a eleição em Coroatá e não conseguido emplacar sucessor, a família do político disputou outras duas prefeituras nestas eleições e também perdeu. Contudo, Amovelar possui bases eleitorais nessas três cidades: Coroatá, Pirapemas e Peritoró. É com esse poderio que ele tentará uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2026.
11 – Aldir Júnior
10.633 – essa foi a quantidade maiúscula de votos que obteve nas urnas de São Luís o vereador agora de três mandatos seguidos, Aldir Júnior. Sobrinho do deputado federal Josimar Maranhãozinho, o parlamentar agora disputará uma vaga na Assembleia Legislativa e, sem sombra de dúvida, diante das bases do PL, Aldir deverá ser eleito deputado estadual.
12 – Dr. Orlando
Após eleger o sucessor na cidade de Senador Alexandre Costa, o prefeito reeleito Orlando Mauro Sousa Arouche começou a trabalhar na sua região o seu nome para a Assembleia Legislativa. Portanto, Dr. Orlando é um dos nomes com grandes chances de conquistar a vaga em 2026.
13 – João Igor
Com cinco familiares prefeitos na mesma região, João Igor deverá ser um dos mais votados em todo o Maranhão em 2026, quando disputará uma vaga de deputado estadual. Ele é prefeito eleito na cidade de São Bernardo. João conseguiu eleger seu sucessor com mais de 60% dos votos em São Bernardo, e ainda o pai, Neto Carvalho, consagrou vitória como prefeito de Araioses. O tio, Nonato Carvalho, se reelegeu prefeito de Magalhães de Almeida; a madrasta, Sâmia Moreira, foi reeleita em Santa Quitéria. E a prima de João Igor, a prefeita reeleita Thalita Dias, elegeu a sucessora em Água Doce.
14 – Ivo Rezende
Quem briga por uma vaga na Assembleia Legislativa é o ex-prefeito de São Mateus Ivo Rezende. Embora com pouca habilidade quando o assunto é política, o ex-presidente da FAMEM é um projeto do tio, o prefeito eleito de São Mateus, Miltinho Aragão, que pretende “apertar” a prefeitura para tornar o sobrinho deputado estadual em 2026.
15 – Luanna Rezende Bringel
Filha do ex-deputado estadual Juscelino e irmã do ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), a prefeita reeleita da cidade de Vitorino Freire será candidata a deputada estadual em 2026. A família conseguiu eleger um “poste” para a sucessão de Luanna Rezende Bringel e agora pretende ocupar um gabinete na Assembleia Legislativa do Maranhão por meio da eleição vindoura.
16 – Valmira Miranda
Quem também quer ir para a Assembleia Legislativa após deixar o mandato de prefeita é Valmira Miranda, que termina o segundo mandato como prefeita da cidade de Colinas em dezembro próximo. A gestora integra o grupo político da família Brandão e é outra que não terá muitos problemas para se eleger deputada em 2026.
17 – Thay Evangelista
Quem também deverá disputar uma cadeira de deputada estadual é a médica e influencer digital Thayanne Evangelista, eleita em 2024 como vereadora por São Luís. Esposa do deputado estadual Neto Evangelista, a jovem que agora é chamada de Thay tem sangue político na veia. A mãe foi reeleita nestas eleições como prefeita do município de Lago da Pedra, Maura Jorge, e o pai, Rui Filho, acabou perdendo a disputa pela reeleição em Arari.
18 – Domingos Curió
E, por último, mas não menos importante, o líder político Domingos Curió, que teve um filho [Paulo] reeleito na cidade de Turilândia e o outro [Marcel] disputando a prefeitura de Governador Nunes Freire, onde já foi prefeito. Curió trabalha para resolver as pendências judiciais que possui e, assim, conseguir projetar sua campanha de deputado estadual em 2026 com grandes chances de sair vencedor.
CONTINUE ACESSADO O BLOG WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAM
CONTATO: (98) 981770832
SIGA NOSSA PÁGINA @fatos_dos_municipios_