Na última quarta (6) e quinta-feira (7), a Caravana ‘Maranhão Todos por Elas’, iniciativa do Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), concluiu a 8ª fase de sua jornada. Dessa vez, as ações foram realizadas nos municípios de Itapecuru-Mirim e Rosário, onde cerca de 1.500 pessoas se reuniram em um evento repleto de informação sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.
Durante a programação, houve a apresentação detalhada dos programas e projetos implementados pela gestão estadual, que aprofundaram temas como a importância da cooperação entre os órgãos de políticas públicas. Em um esforço articulado, a caravana busca incentivar a implantação da política da mulher em todos os municípios das dezoito regionais.
A notícia positiva é que, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), houve uma redução significativa de 29% nos crimes de feminicídio em comparação ao ano anterior. Este avanço é reflexo de diversas ações coordenadas pelo governo, a exemplo da caravana, que já percorreu 14 municípios ao longo do ano, impactando mais de 15 mil mulheres, proporcionando espaços para a troca de informações e incentivando a criação de uma rede de agentes multiplicadores.
A caravana, que terá seu encerramento na regional de Imperatriz na próxima quarta-feira (13), também destacou a promoção da autonomia econômica feminina e a geração de renda. Experiências bem-sucedidas foram apresentadas, mostrando o compromisso do governo estadual em disseminar práticas positivas nos municípios.
Antonieta Lago, secretaria adjunta da Semu, destacou que a iniciativa é uma determinação do governador Carlos Brandão, que busca a igualdade e equidade de gênero em todo o estado. “O governador Carlos Brandão está colocando a pauta das mulheres no centro da governança estadual, criando programas, projetos e ações que beneficiem as mulheres maranhenses com proteção e a garantia de direitos. A ‘Caravana Maranhão Todos Por Elas’ reforça esse compromisso, levando informação e conscientização em todas as regionais do nosso estado, articulando a rede de proteção às mulheres nos municípios”, explicou.
A deputada estadual Abigail Cunha, presente no evento representando o Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), ressaltou a importância dessa iniciativa para o fortalecimento da agenda da equidade de gênero em todas as regiões do estado. Segundo Abigail, a caravana é uma chance de unir esforços e trabalhar em conjunto para mudar a realidade das mulheres maranhenses.
“Estamos aqui para mostrar que juntas podemos fazer a diferença, impactando positivamente a realidade das mulheres maranhenses. Queremos ouvir suas vozes, compartilhar experiências e construir um ambiente seguro, onde todas se sintam empoderadas e valorizadas”, destacou Abigail.
A Caravana tem desempenhado um papel fundamental ao fortalecer a política da mulher nos municípios, como enfatizou o prefeito de Itapecuru-Mirim, Benedito Coroba, ao reforçar o compromisso em instrumentalizar a política municipal para garantir a segurança e a autonomia econômica das mulheres. “Esse é um dia emblemático para a luta contra a violência de gênero no nosso município. Itapecuru já tem um movimento forte de mulheres e nos comprometemos a instrumentalizar a política municipal para garantir a segurança e a autonomia econômica delas,” afirmou.
Já o prefeito de Rosário, Calvet Filho, destacou a importância da Caravana como um instrumento que fortalece as políticas municipais da mulher, afirmando que é através da união e do fortalecimento de políticas públicas em favor das mulheres que os governos municipais e estadual conseguem disseminar a cultura de paz e acabar com a violência que, infelizmente, ainda é uma realidade.
“É só assim, dando as mãos e fortalecendo políticas públicas em favor das mulheres, que os governos municipais e estadual conseguem disseminar a cultura de paz e acabar com a violência que infelizmente ainda é uma realidade”, observou Calvet Filho.
Em sua passagem por Itapecuru e Rosário, a Caravana deixou a semente da paridade de gênero, provocando homens e mulheres a se unirem nessa rede de informação e enfrentamento à violência. Essa iniciativa, somada aos esforços das autoridades e da sociedade, reforçando a importância de um trabalho conjunto para criar um ambiente mais seguro e promover a igualdade de gênero em todo o estado do Maranhão.
Os eventos em Itapecuru e Rosário contaram com a participação de diversas autoridades, representando um esforço coletivo para construir um ambiente mais seguro e de protagonismo para as mulheres.
Prefeitos, deputados, representantes do Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público do Maranhão (MP-MA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), secretários municipais, representantes da Patrulha Maria da Penha, delegados e delegadas, profissionais de diversas áreas e gestoras envolvidas com a política da mulher no estado e municípios das regionais, além de lideranças do movimento social organizado estiveram presentes.
CONTINUE ACESSADO O BLOG WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAMCONTATO: (98) 98177083