Em mais um dia de programação do Carnaval do Maranhão 2024, a Avenida Beira-Mar, nesta segunda-feira, 12, foi palco de grandes atrações e espaço para muita alegria e diversão para milhares de foliões. E mostrando que a festa organizada pelo Governo do Maranhão é para todos, o Bloco dos Defiças reuniu pessoas com diversos tipos de deficiência para aproveitar a folia.
A programação teve início às 17h, com toda a tradição do Bloco Afro Didara, que levou para o Circuito Beira-Mar a cultura e musicalidade de matriz africana que fazem parte da tradição maranhense. A partir daí a festa seguiu com a irreverência do Bloco 100 Limites. A “sofrência” também teve espaço na avenida com o show da cantora Fabiana Alves.
Com muita maranhensidade, o Bloco Matraca Elétrica deu um gostinho do São João do Maranhão para os foliões. Em seguida a cantora Dressah animou o público, abrindo espaço para a malícia das marchinhas dos Vagabundos do Jegue, para que depois a “sofrência”, mais uma vez, tomasse conta do circuito com a banda Mesa de Bar.
O público aproveitou cada minuto da programação com muita alegria e entusiasmo. “Está tudo muito tranquilo, muito maravilhoso, tudo de bom. Estou vindo com meu marido desde o primeiro dia. Não tenho nada a reclamar da programação e da organização”, frisou a dona de casa Rosana Câmara.
O administrador Ademir Oliveira destacou que o Carnaval do Maranhão 2024 é uma festa para toda a família. “A gente percebe o cuidado em fazer uma festa que toda a família possa curtir junto. É um Carnaval que valorizou a prata da casa, os artistas locais. E é um Carnaval com segurança para a gente poder brincar com tranquilidade”, afirmou.
A assistente social Cléo Amorim também aproveitou a segunda-feira para pular o Carnaval no Circuito Beira-Mar. “O Governo do Maranhão está de parabéns por proporcionar uma festa tão bonita para todos os maranhenses”, comentou.
A programação do circuito Beira-Mar na segunda-feira (12) também incluía show da cantora Lauana Prado, que estava marcado para as 23h30. No entanto, devido ao temporal que atingiu a capital maranhense, a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) resolveu suspender a apresentação para garantir a segurança de todos os foliões. Mas os fãs da artista ainda terão a oportunidade de assisti-la, pois um novo local, data e horário serão divulgados pelo Governo do Maranhão.
Bloco dos Defiças
Mas, antes das chuvas, não faltou alegria no circuito, e a prova de que o Carnaval do Maranhão 2024 é uma festa de todos estava na empolgação do Bloco dos Defiças, uma iniciativa do Movimento Social das Pessoas com Deficiência do Maranhão.
O bloco foi idealizado pelos ativistas Nanah Paz e Etevaldo Santos, e encabeçado pelo Instituto Maranhense de Deficientes visuais do Maranhão.
Etevaldo Santos, presidente do Instituto Maranhense de Deficientes Visuais do Maranhão, explicou que o bloco começou a ser idealizado em 2023 para que pudesse estar no Carnaval 2024. “Esse bloco é o resultado de muito trabalho e de todos aqueles que acreditaram no nosso projeto e que entendem que a pessoa com deficiência também quer e gosta de brincar o Carnaval, e que para isso só precisa de acessibilidade”, afirmou.
Nanah Paz, audiodescritora e ativista, destaca a importância do bloco. “A pessoa com deficiência pode ocupar todos os espaços desde que tenha a oportunidade. E é isso que o nosso bloco quer mostrar. Isso é um orgulho para todos nós e mais ainda para o estado”, disse.
O Bloco reuniu pela primeira vez pessoas com diversos tipos de deficiência e se apresentou no Circuito Beira-Mar, contando com um trio puxado pela ativista Isabelle Passinho, a primeira cantora cadeirante a puxar um trio elétrico na história do Carnaval.
“O Governo do Maranhão nos deu todo o apoio, toda a estrutura, mostrando que o Carnaval realmente é de todos, e pela primeira vez uma cantora cadeirante vai puxar um trio. Portanto, hoje é um dia histórico”, destacou Isabelle Passinho.
O objetivo do bloco é trazer as pessoas com deficiência para o protagonismo nos circuitos do Carnaval, promovendo acessibilidade cultural e inclusão.
Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secma, o Carnaval do Maranhão 2024 tem patrocínio da empresa Vale e do Mateus Supermercados, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
CONTINUE ACESSADO O BLOG WWW.EUDESFELIX.COM.BR TAMBÉM PELO FACEBOOK E INSTAGRAM
CONTATO: (98) 981770832