A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), presidida pelo prefeito de São Mateus do Maranhão, Ivo Rezende, vem sendo alvo de críticas por conta da falta de transparência em relação aos valores da sua arrecadação e gastos mensais. A Lei 14.341, que estabelece a obrigatoriedade de publicação de relatórios financeiros anuais e dos valores de contribuições pagas pelos municípios, não tem sido cumprida pela Famem. A divulgação dessas informações deve ser feita em sites na internet, facilmente acessíveis por qualquer pessoa, mas o site da Famem não disponibiliza esses dados.
Diversos órgãos de controle e fiscalização de recursos públicos têm cobrado a transparência da Famem, mas até o momento não houve resposta. A falta de transparência da Federação levanta questionamentos sobre o que o presidente Ivo Rezende estaria escondendo dos municípios e qual seria o motivo de tanto sigilo em relação aos recursos da Famem.
A Lei de Acesso à Informação (LAI) foi acionada para tentar obter esses dados, mas até o momento não houve resposta da Famem. Essa falta de transparência por parte da Federação é preocupante, pois a entidade é responsável por representar os interesses dos municípios maranhenses e gerir recursos públicos de forma transparente e responsável.
Ivo Rezende , através da FAMEM, fez o 1º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense , em março, onde não foi divulgado os gastos financeiros desse congresso que deve ter tido um gasto milionário.
CONTINUE ACESSANDO O BLOG EUDESFELIX.COM.BR PELO FACEBOOK E INSTAGRAM