O governador Flávio Dino divulgou em suas redes sociais imagens de caixas de seringas que serão usadas durante vacinação contra o coronavírus no Maranhão. A ideia é que a imunização comece após a liberação da vacina pela Anvisa e a divulgação do Plano Nacional.
A Secretaria de Estado da Saúde já havia informado que o estado possui quatro milhões de seringas e agulhas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão. Além destas, há um processo em tramitação para aquisição de mais seis milhões de insumos (seringas e agulhas) destinadas para a campanha de vacinação contra a covid-19.
Segundo a SES, o Ministério da Saúde não disponibiliza seringas e agulhas do calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI) para os estados. Contudo, a compra de insumos para a campanha de imunização contra a Covid-19 é de responsabilidade do Governo Federal, como rege a Portaria de Consolidação n. 1.378 que estabelece em seu anexo III, artigo 6º, dentre outras competências da Secretaria de Vigilância em Saúde.